Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Problema com fusíveis? Resolva de maneira rápida!

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil de resolver: os fusíveis. Eles têm o objetivo de evitar que uma corrente elétrica "anormal" percorra o circuito, e são projetados para proteger equipamentos de sobrecargas e superaquecimentos, fatores que podem provocar fogo no veículo. Os tipos mais comuns são o fusível lâmina e o fusível cilíndrico. O lâmina é mais usado em carros, e tem 3,2 x 6 cm. O cilíndrico pode ser achado em equipamentos elétricos.

A caixa de fusíveis, normalmente, está localizada no painel, do lado esquerdo do motorista, e é possível abri-la com a própria chave do carro. Ela também já vem com uma pinça para facilitar a troca das unidades, pois além de serem muitos fusíveis, cada um tem uma função específica.
Como identificar o fusível queimado?
Nesses casos é preciso recorrer ao manual do carro. Todo componente elétrico tem um código que permite saber, pela tabela do manual, qual é o fusível correspondente a ele, tornando possível conferir se o item está corrompido ou queimado. Para identificar a amperagem é só olhar o número cravado no próprio objeto, ou a sua cor. Dessa forma, se for preciso substitui-lo é só comprar outra peça com o mesmo número ou cor. Bem simples.

Mas se o problema persistir ou os fusíveis queimarem em série, é preciso recorrer a um especialista. O sistema pode estar com algum mau contato, umidade ou, na pior das hipóteses, sobrecarregado. É importante lembrar que os fusíveis envelhecem, e com o tempo podem falhar. Portanto, um fusível rompido não significa necessariamente problema com o circuito. Antes de testar ou remover, certifique-se de que o equipamento não está ligado na energia, e nunca substitua uma peça por outra de maior capacidade.
Precisando de revisão no seu carro?
A Dinamicar Pneus é um autocenter com tudo que seu carro precisa para funcionar bem. Temos os melhores preços de pneus no Rio de Janeiro e todos os serviços de manutenção. Aqui o pagamento é facilitado, com parcelamento em até 10 vezes sem juros, e ainda cobrimos o preço da concorrência. Passe em uma das oito lojas comprove!