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    Como proceder em caso de superaquecimento do motor?


     
    Uma viagem tranquila é aquela em que você sai de sua casa e chega ao destino sem quaisquer problemas de ordem mecânica, ou ainda alheias à sua vontade, como, por exemplo, incidentes no caminho. Entretanto, como toda máquina, o carro pode apresentar problemas de ordem mecânica e o motorista deve estar muito preparado para se safar. Além disso, é fundamental conhecer alguns procedimentos para evitar agravamentos, como é o caso do problema de superaquecimento.
     
    Este problema é mais comum do que muitos motoristas pensam e pode atingir carros novos inclusive. É bem mais difícil, afinal, o sistema quando novo é bastante confiável. Nos carros mais antigos com evidente desgaste em mangueiras, ferrugem em partes metálicas, a situação se agrava e, principalmente no verão, ocorrem os principais danos ao sistema de arrefecimento. A conservação do seu motor passa por isso.
     
    Como agir em caso de superaquecimento:
     
    Olhar sempre para os instrumentos no painel, esta é a primeira dica para se evitar problemas com o arrefecimento. Ao menor sinal de elevação do ponteiro de temperatura, pare o carro. Lembre-se que, em carros com marcador analógico, o ponteiro deve estar parado ao centro.
     
    Verifique se a ventoinha está acionada. O cebolão, que é um termostato, pode ter se estragado, o que impede o acionamento do ventilador. Conservar e observar a parte elétrica são fundamentais.
     
    Atualmente, existem carros que não possuem marcação de temperatura, mas quando há superaquecimento, uma luz de alerta se acende no painel. Fique de olho! Modelos com o Honda Fit e o Ford KA são exemplos disso.
     
    Após parar o carro que está aquecendo, jamais abra a tampa do reservatório de água! Há risco gigantesco dessa água provocar queimaduras sérias.
     
    Se você estiver na estrada, só o reboque pode lhe salvar. Superaquecimento não é passível de solução com adaptações, sob risco de agravar o problema.
     
    Caso esteja no meio do caminho, mas em área urbana. Espero o carro esfriar e veja se há algum vazamento de água em mangueiras. Esse é o problema mais simples e passível de solução imediata, principalmente se o motorista tiver algum conhecimento de como substituir esta mangueira.
     
    Se por ventura o problema for causado por rompimento da lateral do radiador, o carro deverá ser rebocado, da mesma forma se o problema for a parada da bomba d’água. Neste caso, mesmo que se encontre um mecânico disposto a mexer no seu carro no meio da rua, será necessária a remoção da peça para conserto ou troca.
     
    O pior dos cenários é, sem dúvidas, o aquecimento sem motivo aparente. Ou seja, você abre o capô e não encontra qualquer problema ou evidência que motive o aquecimento. O que pode estar acontecendo é a entrada a água em partes do motor, o que faz com que ela evapore e simplesmente suma. Ou pior, a junta do cabeçote do motor pode ter queimado o que causa mistura de água e óleo e provoca superaquecimento. Mas se acalme isto só acontece em caso de persistência no uso após detecção do problema.
     
    Aprender noções básicas de mecânica evita problemas maiores
     
    Ao começar a dirigir, são poucos os motoristas que têm conhecimento básico da técnica automotiva. Isto não chega a ser um pré-requisito para ser bom motorista, mas, certamente, evita que problemas maiores aconteçam. O superaquecimento é um dos problemas que mais danificam motores inutilizando o automóvel. Procure entender como funcionam os mecanismos do seu carro e se precisar de ajuda, venha para a Dinamicar Pneus.