Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Volta às aulas com segurança no trânsito

Volta às aulas com segurança no trânsito

Início de janeiro é tempo de férias, mas é só piscar o olho e já começa o período de volta às aulas. É comum neste mês os pais planejarem a compra do material escolar, do pagamento da matrícula, mensalidade, uniforme e até do transporte, contudo poucos pensam em uma das coisas principais: a segurança no deslocamento da criança para a escola. Se os pais optam por levar e buscar os filhos no veículo da família, é muito importante estar atento às condições do carro e algumas regras para a locomoção, evitando assim acidentes durante o percurso até as escolas. Confira algumas dicas essenciais, para que os pais e crianças estejam preparados para começar este novo ano letivo respeitando todas as regras e orientações de segurança no trânsito.

Uso da cadeirinha de acordo com faixa etária

Existem dispositivos específicos para cada faixa etária, como o bebê conforto, para crianças com até um ano de idade; a cadeirinha, para crianças com idade superior a um ano até os quatro anos; e o assento de elevação, para crianças com idade superior a quatro anos, até 10 anos ou acima de 1,45m de altura. Já os pequenos com idade superior a 10 anos, devem ser transportados no banco traseiro do carro, utilizando cinto de segurança. Adultos e crianças acima dos 10 anos, seja nos bancos dianteiro ou traseiro, devem utilizar sempre o cinto de segurança. A estabilidade dos equipamentos é muito importante, o bebê conforto e a cadeirinha, por exemplo, devem ficar estáveis, presos com o cinto. O primeiro na posição quase deitada e a criança com a cabecinha voltada para o encosto do banco traseiro, e o segundo também estabilizado pelo cinto, com a criança em posição sentada. O não cumprimento dessas regras, além de colocar a vida da criança em risco gera multa por infração gravíssima para o motorista, perda de 7 pontos na CNH e valor de R$293,47.

Embarque e desembarque do veículo

Parece óbvio que todo desembarque deve ser feito com segurança e as dicas que serão mencionadas podem parecer um pouco irrelevantes, contudo a parada em um momento de pressa e sem os devidos cuidados pode estar cercada de possíveis grandes perigos, então, para desembarcar: Espere o veículo parar completamente; Sempre opte pelo lado da calçada e nunca pelaa rua, de preferência instale a cadeirinha ao lado que a criança vai descer.

Condução do veículo

Outro ponto importantíssimo é sobre a condução do veículo, o motorista deve estar atento aos mínimos detalhes para evitar riscos desnecessários. Como, por exemplo: Não parar em fila dupla na porta da escola, pois pode gerar acidentes, colocar a vida das crianças em risco e ainda atrapalhar o trânsito; Nunca desviar o olhar da direção para falar com as crianças, pois o desvio do olhar da via pode ocasionar acidentes ou atropelamentos; Não usar celular, nem fone, ou quaisquer dispositivos eletrônicos enquanto dirige; Planejar o tempo do percurso de casa até a escola para evitar correrias ou ultrapassar o limite de velocidade; Obedecer às leis de trânsito e, obviamente, não consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir.

Converse com seu filho sobre segurança no trânsito

O cuidado com as crianças deve ser o ponto principal quando pensamos em seu deslocamento, seja na estrada ou até mesmo nas vias urbanas. Segundo o Datasus/2016, o trânsito é a principal causa de morte de crianças de zero a 14 anos no Brasil. Por isso, toda atenção é pouca e nenhuma medida de proteção é exagerada. Orientamos a todos os responsáveis a seguirem as dicas que apresentamos e ainda, se possível, conversem com a criança antes de sair de casa e mostrem a ela os conceitos de segurança no trânsito.

Mantenha a revisão automotiva do seu carro em dia

Outro ponto muito importante é manter a revisão automotiva do carro em dia. Imagina que incômodo seria a criança perder a aula porque o carro da família simplesmente enguiçou pelo desgaste de algum componente do motor? Ou, ainda pior, os freios do veículo apresentam algum problema e não funcionam quando necessário? Por isso, antes mesmo do início das aulas, é importantíssimo que os pais invistam em uma revisão automotiva para evitar complicações e até mesmo possíveis acidentes pela falta de manutenção.

Escolha quem entrega qualidade e segurança pra você e sua família: escolha Dinamicar

Para deixar o seu carro ainda mais seguro para a sua família e para as crianças no período escolar, é muito importante buscar uma assistência automotiva de confiança, que entregue qualidade em todos os serviços que são realizados. A Dinamicar é o melhor centro de serviços automotivos do Rio de Janeiro, com diversas unidades espalhadas pela cidade. Busque por uma equipe qualificada, que trabalhe com toda segurança necessária e realize a melhor revisão automotiva no RJ. Procure a Dinamicar mais próxima de você e agende um serviço conosco!