Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Você sabe reconhecer um pneu Run flat?

Pneu Run flat.

Imagine que você está dirigindo na estrada e, de repente, um dos seus pneus fura ou estoura. O que você faria? Pararia no acostamento e trocaria o pneu? Chamaria um guincho ou um serviço de assistência? E se você pudesse continuar dirigindo até um local seguro, sem precisar se preocupar com o pneu danificado? Mais fácil e seguro, não é mesmo? Essa é a proposta dos pneus Run flat, uma tecnologia que permite que você rode com o pneu furado ou vazio por um tempo limitado.

Mas como isso funciona? E como saber se o seu carro tem essa tecnologia? Neste blog, a Dinamicar, a maior loja de pneus no Rio de Janeiro, vai tirar todas as suas dúvidas sobre os pneus run flat, que oferecem mais segurança e praticidade para os motoristas. Acompanhe!

O que são pneus Run flat? 

Os pneus Run flat são pneus que possuem uma estrutura reforçada, capaz de suportar o peso do veículo mesmo quando estão furados ou vazios. Isso significa que eles podem rodar por uma distância limitada sem perder a estabilidade e a dirigibilidade, permitindo que o motorista chegue a um local seguro para realizar a troca ou o reparo.

Os pneus Run flat podem ser classificados em dois tipos: os que possuem reforço na lateral (SSR) e os que possuem reforço na banda de rodagem (PAX). Os primeiros são mais comuns e podem ser usados em qualquer roda, desde que sejam compatíveis com o tamanho e a capacidade do veículo. Já os segundos são mais raros e exigem rodas especiais, pois possuem um anel interno que mantém o pneu preso à roda.

Como identificar se um pneu é Run flat? 

O pneu Run flat tem uma sigla específica para cada marca, que indica a sua tecnologia. Essa sigla fica na lateral do pneu, junto com outras informações como dimensões, índice de carga e velocidade. Veja alguns exemplos de siglas de pneus run flat:

  • Continental: SSR
  • Bridgestone: RFT, RSC, MO Extended e RF
  • Goodyear: ROF
  • Michelin: ZP
  • Dunlop: DSST CTT
  • Pirelli: RSC

Além da sigla, outro modo de identificar se um pneu é run flat é verificar se o veículo possui um sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), que alerta o motorista em caso de furo ou vazamento. Esse sistema é essencial para os pneus Run flat, pois eles podem não apresentar sinais visíveis de perda de ar.

Saiba mais em nosso blog sobre o sistema TPMS: o que é, para que serve e quais cuidados tomar.

Quais são as vantagens dos pneus run flat? 

Os pneus Run flat oferecem diversas vantagens para os motoristas, tais como:

Segurança

Os pneus Run flat oferecem mais segurança, minimizando situações de risco, como a necessidade de parar em locais perigosos ou movimentados para trocar um pneu furado. Além disso, eles contribuem para manter a estabilidade e a dirigibilidade do veículo, reduzindo a chance de perda de controle em caso de furo ou vazamento repentino.

Conforto

Esses pneus também proporcionam um maior conforto, eliminando a necessidade de carregar um estepe no porta-malas, o que libera espaço e reduz o peso do veículo. E, como dispensam o uso de macaco e chave de roda, a troca ou o reparo do pneu tornam-se mais simples e convenientes.

Praticidade 

A praticidade é outra vantagem dos pneus Run flat. Eles permitem que o motorista continue a viagem sem interrupções, oferecendo a flexibilidade de escolher o momento e o local mais adequados para realizar a troca ou o reparo do pneu, tornando a jornada mais tranquila e sem contratempos.

Meu carro pode ter saído de fábrica com um Run flat?

É comum que um veículo saia de fábrica com pneus Run flat, especialmente se for um modelo mais recente ou de alta performance. Pois, como vimos, estes pneus oferecem benefícios em termos de segurança e comodidade. Nesse caso, se você está em dúvida sobre o tipo de pneu equipado no seu carro, consulte o manual do proprietário ou verifique as especificações nas laterais dos pneus. Além disso, os especialistas da Dinamicar, sua loja de pneus no Rio de Janeiro, estão à disposição para ajudar na identificação e fornecer orientações sobre os pneus Run flat do seu veículo.

Onde comprar pneus Run flat no RJ? 

A Dinamicar Pneus é a sua Loja de Pneus no Rio de Janeiro. Vendemos Pneus Baratos de todas as marcas nacionais e importadas, para todo tipo de carro, inclusive pneus Run flat. Ligue para a nossa central de atendimento no botão aqui embaixo ou chame a gente no WhatsApp e solicite seu orçamento. Temos serviços automotivos para todos os modelos de carros, dos mais simples aos importados mais tecnológicos, incluindo manutenção de carros elétricos. Se você procura da troca de óleo de motor até os serviços mais detalhados de eletrônica automotiva, a Dinamicar Pneus é a melhor opção! 

Se você busca pneus, você precisa conhecer: 

Nossa Loja de Pneus na Barra

Nossa Loja de Pneus no Recreio

Nossa Loja de Pneus em Botafogo

Nossa Loja de Pneus no Leblon

Nossa Loja de Pneus em Nova Iguaçu

Nossa Loja de Pneus em Caxias

Nossa Loja de Pneus em Olaria

Nossa Loja de Pneus em Vila Valqueire

Nossa Loja de Pneus no Maracanã

Nossa Loja de Pneus em Campo Grande

Saiba onde encontrar a sua Dinamicar mais próxima:

Dinamicar Barra

Dinamicar Recreio

Dinamicar Botafogo

Dinamicar Campo Grande

Dinamicar Leblon

Dinamicar Maracanã

Dinamicar Vila Valqueire

Dinamicar Olaria

Dinamicar Caxias

Dinamicar Nova Iguaçu