Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Viagem de carro: checklist definitivo para ter mais segurança

Antes de fazer uma viagem de carro com a família é preciso ter alguns cuidados para garantir a tranquilidade do seu itinerário.

 

Confira nosso checklist definitivo para ter mais segurança nas estradas e faça uma boa viagem!

1. Leve itens de emergência

 

Essa é uma regra fundamental, principalmente se você vai realizar uma viagem longa. Tenha sempre com você alguns kits de emergência e primeiros socorros, para o caso de eventualidades.

 

Afinal, segurança nunca é demais, não é mesmo?

 

Inclua materiais para curativos, itens de higiene e proteção, água e comida, um carregador portátil de celular, para o caso de precisar chamar ajuda no meio da estrada, e o contato da sua seguradora, caso tenha.

 

Assim, fica mais fácil receber apoio se o carro apresentar algum problema.

2. Confira a previsão do tempo

 

Além de mostrar previamente como será o dia da viagem, verificar a previsão do tempo vai te orientar sobre quais cuidados tomar antes de sair de casa.

 

A presença de neblina e chuva – e até de dias mais escuros – faz toda a diferença em termos de visibilidade e segurança geral na hora de pegar a estrada. 

 

Pesquise a previsão para saber qual será o melhor horário para viajar e garanta que seus faróis e lanternas estejam funcionando corretamente.

3. Solicite uma revisão automotiva 

 

Um dos passos mais importantes antes de viajar é fazer um checkup no seu carro. Na hora da verificação dos itens do automóvel, a revisão deve: 

 

●        checar o funcionamento do sistema elétrico;

●        garantir a conservação e calibragem ideal dos pneus;

●        verificar os níveis de óleo, água do radiador e fluido de freios;

●        balancear e alinhar as rodas;

●        limpar os vidros e as palhetas de forma profunda;

●        avaliar e repor, se necessário, os itens de segurança obrigatórios, como macaco, extintor, triângulo, estepe e chave de roda;

●        conferir a validade de toda a documentação do veículo.

 

Ao buscar por uma revisão automotiva RJ, não deixe de solicitar a checagem das luzes do veículo, para providenciar o conserto o quanto antes, caso seja necessário.

 

Durante a viagem, não se esqueça de manter o farol baixo aceso por todo o trajeto, justamente para evitar multas e prevenir acidentes.

4. Se tem criança a bordo, tem que ter cadeirinha

 

Se viajar com crianças com idade inferior a 10 anos, não se esqueça de fazer a instalação da cadeirinha adequada para o peso e tamanho da criança. 

 

Garantir a segurança dos pequenos é algo previsto por lei, de acordo com a Resolução CONTRAN Nº 277. Quem for pego agindo da forma errada pode ser multado em até R$ 293,47 e perder 7 pontos na CNH por infração gravíssima. 

5. Evite sair em horários de pico

 

Sair com o carro entre 7h e 10h da manhã e das 17h às 20h é quase uma garantia de congestionamento, principalmente se você estiver partindo de uma cidade grande. Logo, evite os horários de pico.

 

Prefira sair em momentos mais tranquilos e confira informativos sobre as condições das estradas (em aplicativos ou rádios), para conseguir economizar tempo e dinheiro.

6. Tenha um GPS em mãos

 

Seja um aparelho já instalado no carro ou um app de celular é sempre bom ter um GPS à disposição, mesmo para quem já conhece a rota da viagem.  

 

Afinal, imprevistos sempre acontecem e, além de mostrar o caminho certo, estes dispositivos por vezes também informam sobre possíveis acidentes, localização de radares e a situação do trânsito.

Onde fazer revisão automotiva RJ?

 

Agora que você já sabe o que fazer antes de cair na estrada é preciso encontrar uma empresa de confiança para garantir que seu carro esteja nas melhores condições.

 

Para quem é do Rio de Janeiro, a Dinamicar é sempre a melhor escolha. No mercado desde 1994, trabalhamos com revenda de pneus, acessórios e serviços automotivos qualificados.

 

Entre em contato!