Essa é uma questão que martela a cabeça de muitos proprietários de automóveis, mas o seu entendimento é relativamente simples. A bomba de combustível é o equipamento que retira o líquido do tanque para ser injetado no motor. Por ser uma bomba elétrica, em caso de baixa muito grande no combustível, ela começa a superaquecer, devido à natureza dos equipamentos elétricos. Quem promove o seu resfriamento é a própria gasolina, álcool ou mesmo diesel, que são líquidos com temperatura baixa e ajudam no processo. Quando o volume baixa muito, ela começa a trabalhar forçadamente e não imersa no combustível.
No passado, isso não era tão normal como atualmente. Afinal, a bomba de combustível era mecânica e trabalhava junto do motor, fora do tanque. Seu funcionamento dependia do giro do motor, mas não estava condicionada à quantidade de combustível. Era muito comum, nesses carros, em caso de problemas com o tanque, o motorista improvisar um reservatório, já que a sucção não era feita dentro do tanque principal.
Tanque vazio pode trazer sujeira no combustível
Outro problema, também importante, acontece quando se usa o tanque abaixo do ideal. Com o tempo, o tanque vai descamando e quanto mais vazio mais provável é a bomba sugar detritos para dentro da linha de combustível. Essa sujeira pode danificar a própria bomba, além dos bicos injetores. Um entupimento pode até mesmo inutilizar o bico injetor que, por sua vez, fará o cilindro vinculado a ele parar de queimar combustível.
A Dinamicar Pneus é sua loja de pneus e demais serviços automotivos no Rio de Janeiro
Se sua vontade é ter um carro sempre em ordem com seus principais itens de manutenção, a Dinamicar Pneus é a sua loja para a realização dos principais serviços automotivos. Procure uma de nossas sete lojas e orce agora mesmo uma revisão completa ou mesmo para algum serviço específico. Nossa equipe é capacitada para atender suas necessidades. Visite-nos hoje mesmo!