Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
X
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp







    Sistema de arrefecimento: funcionamento e manutenção

    O sistema de arrefecimento é responsável por manter o motor na temperatura ideal de funcionamento, evitando que o mesmo exceda a temperatura ou ferva, termo popularmente usado entre os motoristas. Quando o motor excede a temperatura limtie, ele imediatamente pára de funcionar.

    Muitos motoristas negligenciam a manutenção do sistema de arrefecimento, lembrando de cuidar da parte de resfriamento do motor apenas quando o problema acontece. Cuidados simples como verificar o nível da água do reservatório do radiador a cada abastecimento já irá ajudar a evitar surpresas desagradáveis.
    Funcionamento do sistema de arrefecimento
    Alguns motores mais antigos, como é o caso do Fusca, são refrigerados a ar, não contando com circulação de água em seu interior. O ar passa por algumas tubulações responsáveis por resfriá-lo, entra quente e sai frio e pode ser conduzido ao motor com o auxílio de uma turbina ou ventilador.

    Nos veículos mais modernos, os motores são resfriados através da circulação interna de água através das tubulações fazendo a troca de calor. A água resfria o bloco, parte metálica do motor que trabalha em altas temperaturas, e após o liquido esquentar é transferido para o radiador, baixando a temperatura da água. Essa sequência faz com que o motor mantenha a temperatura estabilizada.
    Peças que compõem o sistema de arrefecimento

    Radiador
    Reservatório de expansão
    Válvula termostática
    Ventilador
    Bomba d’água

    Manutenção do sistema de arrefecimento

    É recomendado verificar constantemente o nível do reservatório de água, e o ideal é que a medição seja feita com o motor ainda frio. Caso não seja possível esperar o motor esfriar, tome cuidado ao retirar a tampa para não se queimar com a água quente, já que pode ocorrer um esguicho devido à despressurização.

    Caso necessário, complete o nível da água mantendo sempre o limite recomendado, e, caso tenha alguma dúvida quanto ao limite ideal, consulte o manual do proprietário. Quando for completar o nível de água é importante misturar um líquido de arrefecimento. Constatando que o nível de água está baixando com muita frequência, será necessário procurar uma oficina especializada para verificar de onde está vindo o problema.
    Loja de pneus no Rio de Janeiro
    O sistema de arrefecimento deve ser revisado anualmente, em que deve ser feita a limpeza completa para retirada de impurezas, esgotando toda água. O acúmulo de resíduos pode obstruir o bloco e prejudicar o funcionamento do motor. A água considerada ideal para o sistema de arrefecimento deverá ter a cor do aditivo diluído. Com esses cuidados básicos seu carro está livre de contratempos. Visite a nossa loja de pneus no Maracanã, uma das 7 unidades Dinamicar Pneus, e comprove a qualidade dos nossos serviços.

    Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing