Fuga elétrica. Muitos sequer imaginam que seu carro possa estar tendo algo do gênero, mas é natural e precisa ser visto, pois muitas vezes você trocará sua bateria sem haver um real problema nela. O que muitas vezes acontece é a fuga elétrica ser maior que a reposição que alternador realiza. Isso acontece por conta de diversos motivos, conheça-os.
Equipamentos de som – esse é o principal vilão da bateria. É muito comum que aparelhos não originais consumam mais que o que o alternador e a bateria podem demandar, criando uma fuga contínua de carga, principalmente quando o veículo está sem a operação do motor.
Sistema de iluminação – principalmente luzes discretas como o do porta-luvas e porta-malas podem acabar ficando acesas, em geral, por defeito nos seus interruptores que são sensíveis. Dessa forma, haverá uma constante fuga elétrica que ao longo do tempo acabará com a condição da bateria.
Curtos no sistema – se esta condição não for visual, ou seja, algo que cause danos visuais e até mesmo sonoros, o curto pode ser um fio encostando no outro e fazendo um equipamento entrar em uso sem necessidade. Isso acaba com a bateria, apesar de não ser uma circunstância muito fácil de ocorrer!
Caixa de fusíveis ou relês – nenhum relê ou fusível tem condição de, sozinho, descarregar uma bateria. Só que em longo prazo ele pode contribuir para a situação, além de poder gerar efeito cascata no sistema.
Revisão do sistema elétrico é fundamental
Reconhecer a condição da bateria, entender se há uma redução da vida útil, contribui para que determinado problema seja solucionado. A Dinamicar Pneus que é o seu centro automotivo no Rio de Janeiro, tem profissionais capacitados para solucionar os problemas do seu sistema elétrico, além de ter serviço de troca de bateria. Faça uma avaliação e saiba como anda seu carro!