Manter a pintura de seu carro com aparência nova requer cuidados constantes, principalmente em relação a luz solar, maresia e detritos que possam atingir a lataria. Quando há necessidade de recuperação do brilho e da pintura, podem ser exigidos serviços como enceramento, polimento ou cristalização.
As três atividades têm por objetivo retirar manchas, riscos, proteger e dar um brilho na pintura do carro. Mas você sabe exatamente quando usar cada um deles e qual o ideal ao seu carro? A revendedora de pneus Dinamicar Pneus vai mostrar o momento certo de usar cada uma delas:
Quando Encerar o Carro
O enceramento é muito indicado para todos os veículos, os novos principalmente, além dos seminovos e repintados. O potencial da cera para eliminar os riscos e as manchas são menores, mas é um jeito barato e simples de deixar seu veículo um pouco mais bonito.
O resultado do enceramento vai depender muito da qualidade da cera utilizada. Antes de escolher a sua, verifique uma marca que alguém já tenha usado e comprove o resultado. É importante lembrar que nos frisos e para-choques não se aplica cera.
Quando Polir o Veículo
A indicação do polimento veicular é em casos de pinturas manchadas, queimadas de sol, riscos de pequenas profundidades, manchas provocadas por pássaros ou árvores, e também em peças que foram repintadas, mas que perderam o brilho, isso é frequente acontecer, por exemplo, no capuz do motor.
Em alguns casos – quando é para remover manchas e riscos – o polimento pode retirar um pouco do verniz da pintura. Isso acontece mais quando se usa lixas d’água, com o objetivo de acabar com essas substâncias que penetram no verniz.
Os carros de cores escuras são mais propícios a revelarem as imperfeições desse tipo, mas o recomendado é que se faça um trabalho de polimento com moderação e não mais do que três vezes durante a vida útil do carro. Pois há um desgaste considerável da camada do verniz.
Quando Fazer a Cristalização do Carro
Também conhecido como espelhamento, a cristalização consiste em aplicar uma resina protetora em cima da pintura. O objetivo da cristalização é garantir uma duração do verniz original da pintura do carro.
É semelhante a cera, mas com eficiência maior, pois além de dar um durabilidade prolongada, cria uma espécie de camada de resina fina, impedindo que o verniz original do veículo seja atingido por pequenas agressões externas. Esse tipo de aplicação deve é indicada para carros com alguns anos de uso, embora algumas concessionárias ofereçam o serviço para carros zero quilômetro.
Para Manutenção de seu Carro
Para fazer manutenção do carro no Rio de Janeiro, seja em relação a alinhamento, balanceamento, troca de óleo ou de pneus, você pode contar com a Dinamicar Pneus . Passe em uma de nossas lojas e confira!