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Saiba a hora certa para trocar os pneus

A maioria dos produtos que existe possuem validade e com os pneus não é diferente. O problema é que poucas pessoas sabem que ela existe, e somente o trocam quando acontece algo, como algum tipo de furo ou ele ficar muito “careca”.

O prazo de validade dos pneus é de 5 anos a partir da fabricação. Para se verificar essa data, o usuário deve olhar no lado do pneu, perto da sigla DOT (Department of Transportation) o número de 4 algarismos que vai existir ali. Esse número é a semana e o ano de fabricação do pneu. Por exemplo, 1913, isso quer dizer que ele foi feito na 19ª semana de 2013.

Como não existe uma quilometragem ideal para fazer a troca, o usuário deve fazer manutenções preventivas acompanhando a vida útil do pneu, já que este é um grande indicador de possíveis problemas mecânicos no carro. É necessário sempre se fazer o alinhamento e o balanceamento do veículo a cada 10 mil quilômetros e um rodizio dos pneus na mesma época, tentando deixá-los mais novos no eixo que tiver a tração. Tudo para tentar manter um desgaste simétrico.
A hora de trocar os pneus
Mesmo com o prazo de validade, os pneus se desgastam bastante então a troca muitas vezes tem que ser feita antes.

Para saber a hora exata de troca-los, aqui vão algumas dicas:

Alguns pneus possuem os TWI (Tread Wear Indicators, ou em português, indicadores de desgaste), que indicam quando os pneus estão com menos de 1,6 milímetros. Se os sulcos estiverem menores que os TWI’s então está na hora de trocá-los. Se seu pneu não os possuir ou você não souber como medir, uma boa dica é colocar um palito de fósforo deitado dentro dos sulcos, se a cabeça dele não ficar completamente coberta, trate de trocar o pneu imediatamente.
Trocando os pneus
Na hora de comprar um pneu novo, é muito importante que eles sejam da mesma marca e do mesmo modelo dos que já estão no carro. Quando for trocar os 4 pneus do carro é sempre bom que um deles tome o lugar do stepe, assim você não corre o risco de ter o pneu reserva fora da validade ou em um estado muito ruim para ser utilizado.

Outro ponto que se tem que pensar e muito é a calibragem do pneu. A melhor hora de calibrar o pneu é enquando ele ainda está frio. Isso acontece porque enquanto quente, ele aquece as moléculas de ar e as expande, fazendo assim com que fique difícil fazer a calibragem ideal.

Se você tiver um pneu furado, tome cuidado com a “gambiarra” conhecida como “Macarrão”. Ela só deve ser feita se for para o seu veículo ter como chegar a uma oficina especializada, caso contrário, não faça. O correto é que o reparo seja feito por um especialista que vai usar um manchão para vulcanizar a área furada, e assim, impedir que a chuva entre pela carcaça e traga riscos.

Em pneus muito desgastados, o melhor é trocar. A recauchutada que muitas pessoas fazem podem trazer sérios riscos. Ela só é permitida para veículos pesados e mesmo assim com algumas ressalvas. Só podem ser feitas duas vezes e somente no eixo traseiro. Realizar essa prática em locais não autorizados pode resultar na explosão do pneu ou na decomposição da borracha, o que pode ocasionar em acidentes sérios.

Agora que você já sabe a hora exata de trocar o pneu, traga seu veículo para a Dinamicar Pneus!