Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Saiba a hora certa de trocar os amortecedores

Qualquer peça em um veículo que tem vida útil precisa passar por revisão, manutenção ou, em alguns casos, a troca. Quando se trata dos amortecedores, não é diferente. Isso porque, eles também entram na lista dos itens que passam por revisões e trocas. Entretanto, a vida útil dos amortecedores varia bastante e você precisa estar atento aos sinais para identificar o momento certo de realizar a troca. 

O amortecedor faz parte do sistema de suspensão do veículo, responsável por manter o controle do seu movimento. Além disso, é ele que mantém as rodas em contato com o solo, amortecendo os impactos e permitindo o bom desempenho do veículo, garantindo, assim, uma viagem tranquila e segura ao motorista. Mas, afinal, quando trocar os amortecedores?

Vida útil do amortecedor

Não é tão fácil definir a vida útil do amortecedor porque, como mencionamos anteriormente, ela pode variar muito. Alguns profissionais recomendam a troca a partir dos 40 mil km, mas não é possível definir uma quilometragem certa porque isso depende do piso por onde roda e do estilo de direção. Por isso, é importante se atentar aos sinais de desgaste para realizar a troca. 

Vale lembrar que a troca precisa ser feita dos pares ou todos ao mesmo tempo. Nada de trocar um de cada vez, viu? Separamos aqui alguns sinais que podem te ajudar a identificar a hora certa. Confira!

Fique atento aos barulhos na suspensão

Barulhos ou ruídos no carro podem ser um sinal de que algo não está bom.

Se identificar algum barulho metálico no momento em que passar por algum declive ou lombada, é hora de se preocupar. Afinal, este barulho pode estar relacionado ao desgaste de peças. Dessa forma, procure um mecânico.

Carro trepidando e sem estabilidade

Os amortecedores são responsáveis por, como no próprio nome sugere, amortecer o impacto do solo. Por outro lado, quando estão desgastados, o carro passa a balançar mais que o normal. Esse impacto é mais sensível na parte traseira do carro e causa bastante desconforto tanto para o motorista quanto para os passageiros. Além disso, um sinal importante a ser observado é com relação à estabilidade, principalmente  quando o carro passa em curvas. 

Vazamentos externos

O vazamento externo também é sinal de que você deve realizar a troca do amortecedor.

Para um bom funcionamento do amortecedor, ele precisa estar seco e sem nenhum vazamento, caso contrário, ele perderá a sua principal função no sistema de suspensão: amortecer os impactos. Assim, caso o motorista observe que há óleo no amortecedor, o recomendado é que ele procure uma oficina. 

Desgastes dos pneus 

As peças do carro são interdependentes. Por isso, quando os amortecedores estão desgastados, aumentam o impacto do pneu e dificultam no momento do frear.

Como você conferiu, os amortecedores são importantes para garantir a segurança e o conforto na hora do passeio. Agora, você já sabe qual é o momento certo para realizar a troca. Gostou dessas dicas? No blog da Dinamicar você encontra tudo sobre o universo automotivo.