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    Saiba as diferenças entre alinhamento, balanceamento e cambagem

    Realizar os serviços de rotina nos pneus e rodas é extremamente importante para a sua segurança, além de ser muito útil para manter a integridade dos demais componentes do carro. Podem ocorrer diversos problemas se o seu veículo não estiver com os pneus e rodas na posição correta. Com certeza, você já ouviu muito sobre a importância de ir regularmente para a oficina realizar serviços de alinhamento, balanceamento e cambagem no seu veículo.

    Porém, muitas vezes nós nos confundimos ao tratar destes três serviços, já que cada um deles tem a sua finalidade específica. A Dinamicar Pneus vem por meio deste texto explicar pra você as diferenças. E, claro, lembrar que nas nossas lojas você tem acesso a esses serviços com excelência!

    O que a falta desses serviços pode causar?

    Antes de explicar cada um desses serviços, vale a pena falar sobre os possíveis problemas que ocorrem quanto o alinhamento, o balanceamento e a cambagem não estão em dia! Em primeiro lugar, o carro tende a gastar mais combustível, pois o motor tem mais trabalho para colocar o carro em movimento, tendo em vista que a rolagem das rodas é dificultada.

    Além disso, quando o carro fica fora de harmonia, as peças sensíveis ficam mais expostas a impactos causados por problemas oriundos da falta desses serviços. E, quando uma peça sensível é danificada, sabemos dos problemas que isto traz para o funcionamento do carro e para o próprio bolso. Também podemos citar os danos trazidos para a direção ou para a suspensão quando o carro está desalinhado ou fora de balanceamento. As consequências podem ser bem delicadas e custosas! Então, a prevenção é sempre o melhor remédio!

    Alinhamento

    O alinhamento tem a finalidade de ajustar a posição das rodas em relação à suspensão. Diz-se que um carro está alinhado quando não há desvios nestes componentes. Quando há problemas de desalinhamento, a roda se “curva” para dentro ou para fora, o que dificulta a direção. Por exemplo, alguns sinais de problemas com o alinhamento são os pneus “cantarem” em curvas e haver um desgaste desigual entre os pneus, principalmente entre os traseiros e os dianteiros.

    Você deve sentir na pele ao dirigir o veículo quando este está apresentando falta de alinhamento adequado. O alinhamento correto evita desgaste desigual entre os pneus, aumentando a sua vida útil; além disso, evita um desgaste acentuado do conjunto da suspensão, que é componente tão importante para o funcionamento do carro. Também por isso, é fundamental que as peças da suspensão estejam em ótimo estado para que o alinhamento seja feito de modo adequado. É recomendado que o alinhamento seja feito no carro após 10 mil quilômetros rodados, ou no caso de o motorista observar algum dos sintomas relatados, principalmente se o veículo passar de forma brusca sobre algum buraco.

    Balanceamento

    Por sua vez, o balanceamento é realizado com o objetivo de compensar desequilíbrios existentes no conjunto de pneus e rodas do veículo. Diferentemente do alinhamento, são posicionados contrapesos de chumbo nas rodas, de modo a ficarem equilibradas em relação ao restante do carro. Um dos principais sintomas da necessidade de se realizar o balanceamento no carro é a trepidação no volante, que o motorista acaba sentindo diretamente. Assim como o alinhamento, o balanceamento contribui para que não haja desgaste desigual entre os pneus, o que também poderia causar aumento de combustível e diversos outros problemas.

    É importante ressaltar que o balanceamento deve ser feito sempre que os pneus forem trocados, além dos reparos necessários nos pneus já rodados. Além disso, se o motorista observar trepidações, vibrações ou ressonâncias, deve procurar uma oficina de confiança para a realização do balanceamento. Além disso, este deve ser realizado sempre que houver trocas no chamado conjunto rodante do carro: pastilhas de freios, peças de suspensão, rolamento da roda etc. Assim como o alinhamento, é recomendado que se faça o balanceamento a cada 10 mil km rodados.

    Cambagem

    Por fim, a cambagem tem o objetivo de verificar a inclinação da roda em relação ao plano horizontal do veículo. A cambagem fora dos padrões de fábrica do carro pode trazer sérios problemas de estabilidade, além do desgaste desigual dos pneus e aumento do consumo de combustível. Para verificar se é necessário realizar a cambagem, você deve observar a parte da frente do veículo: os pneus devem estar sempre em um ângulo reto (90 graus) em relação ao eixo horizontal do veículo e, se estiver em superfície plana, à própria superfície. Se verificar inclinações, isto é um sinal de que é necessário realizar a cambagem.

    Todos esses serviços você encontra na Dinamicar Pneus!

    Aqui, na Dinamicar Pneus,loja de pneus no Rio de Janeiro, você tem acesso a diversos serviços para o seu carro. Entre eles, alinhamento, balanceamento e cambagem. E muitos outros! Seja de forma preventiva ou para reparar algum problema que tenha sido verificado no seu automóvel! Vá a uma de nossas nove lojas, localizadas na Barra da Tijuca, Botafogo, Campo Grande, Duque de Caxias, Jacarepaguá, Maracanã, Nova Iguaçu , Olaria e Recreio! Temos profissionais amplamente capacitados para lhe oferecer o melhor atendimento, além do melhor em matérias-primas, com os melhores preços e a qualidade lá no alto. Esta é a Dinamicar Pneus, com décadas de serviços prestados com excelência no mercado!