Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Recolhimento de pneus velhos para reciclagem

Ações promovidas pelas Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Saúde (através da Vigilância Sanitária) trabalharam em parceria, e encaminharam aproximadamente uma carga de 18 toneladas de pneus velhos para reciclagem, no dia 21 de Dezembro.

Uma fumaça tóxica é produzida quando pneus são queimados. São extremamentes negativos para a saúde, e liberam óleo pirolítico que contém metais pesados e produtos químicos tóxicos, esse óleo pode contaminar o solo, a água e ainda penetrar no lençol freático.

A Prefeitura promoveu quatro recolhimentos de pneus em 2010, e a iniciativa serve de exemplo a quem ainda não conseguiu dar um destino correto aos pneus usados que acumulam rapidamente e em grande quantidade.

Esse material teve como destino a empresa Ecopneu de Campo Grande, que tritura os pneus e os encaminha para reciclagem onde são utilizados na fabricação de concreto ecológico. O concreto ecológico é obtido após o processo de trituração dos pneus, o que reduz a utilização de brita, ou seja, a diferença no modo de fabricação do concreto ecológico e o convencional é que metade da brita que seria utilizada no processo é substituída pelo pneu triturado.