A pergunta é objetiva e parece muito fácil, mas a resposta envolve algumas outras questões. Se um fusível queima, muitos irão responder que é só colocar outro no lugar, correto? Algumas vezes sim, pode ser apenas colocar um novo, já que a peça também tem vida útil e deve ser respeitado esse ponto. Mas o que é um fusível? Essa é a pergunta mais importante nesse momento. E a resposta é quem vai direcionar o que deve ser feito.
O fusível nada mais é que uma peça de segurança que impede que curtos e sobrecargas atinjam o aparelho ao qual está vinculado. Ou seja, é uma abertura de circuito preenchida por um elemento sensível a cargas elevadas. Se o fusível do rádio se rompe, a chance de que algo de irregular tenha ocorrido é muito grande e seu rompimento evitou que o rádio fosse afetado. O ideal, então, quando o fusível queima é investigar a motivação desse rompimento. E como fazer isso?
A substituição da peça é uma forma de diagnóstico, se você recolocar e romper novamente, pronto, você sabe que o problema não era ele e que um suporte por parte de um eletricista é fundamental. Entretanto, se você substitui e não observa a parada do aparelho, isso não significa, de cara, que tenha sido um mero fim de vida útil. Algum excesso de carga provocado por algum problema pontual pode ter sido a causa. Ou seja, é preciso continuar a observação.
Após algum tempo da troca, se o fusível não apresentou problemas, aí o que se tem é um caso clássico de limite de vida útil, o que em peças dessa natureza para automóveis não é especificado. Mas não é comum um fusível se romper sem qualquer motivo, o que implica em uma avaliação por parte de um especialista.
Jamais coloque um fusível maior do que o indicado pela fábrica
Um dos principais erros cometidos pelos proprietários de carro é colocar um fusível maior que o original. Isso pode causar danos seríssimos ao sistema elétrico, inclusive incêndio. O valor do fusível é estipulado de acordo com a sobrecarga máxima que ele pode suportar. Se você fizer a troca por um superior, você poderá danificar o aparelho em questão, gerando despesa e elevando o risco de um incêndio.
Lojas de Pneus no Rio de Janeiro
A rede Dinamicar conta com loja de pneus em diversas localidades. Confira os endereços de todas as lojas: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/