O que fazer quando seu veículo é atingido por uma enchente?

Submitted by Dinamicar Pneus on 15 de Janeiro de 2020
15 de Janeiro de 2020
Imagem de carro durante enchente | O que fazer quando seu veículo é atingido por uma enchente?

Sabemos que o verão é uma época de férias, calor e praia. Mas com ele, também temos fortes chuvas que muitas vezes causam enchentes na cidade. E se você tiver de passar por uma enchente de carro? Já pensou em como deve agir para que seu veículo sobreviva e não seja prejudicado pela chuva? Preparamos este post especialmente para você.

O principal problema de estar com seu carro em uma enchente é o risco da água entrar no sistema de respiro do motor, provocando o calço hidráulico, ou seja, quando a água entra nos cilindros e impede o curso dos pistões, aumentando o esforço depositado nos demais componentes. Este caso ocorre, normalmente, quando se tenta atravessar o alagamento indo muito rápido contra a água.

Água no assoalho

Neste caso, é mais simples de resolver. Caso você tenha passado por uma enchente de carro onde a água atingiu o assoalho do seu veículo, o ideal é procurar uma higienização completa e a opinião de um profissional para garantir que nenhuma parte essencial foi avariada.

Água na parte elétrica

Quando a água atinge a parte elétrica do carro, os danos costumam ser maiores. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso avaliar até onde a água chegou. Com essa ideia inicial, é possível ter uma ideia dos prováveis custos do reparo. Mas, não demore para fazer a avaliação, especialistas afirmam que quanto mais tempo demorar, mais complicado será o conserto.

Caso você tenha que passar por uma enchente de carro, existem algumas boas práticas a serem seguidas para proteger o seu carro e o funcionamento dele. Nós separamos uma pequena lista do que é ideal fazer o que não recomendamos. Veja abaixo:

O que fazer em uma enchente?

Confira algumas dicas de como passar por uma enchente de carro

  • Passar pelo local apenas quando a água não ultrapassar metade da roda
  • Manter a primeira marcha e acelerar constantemente
  • Caso a água esteja subindo rapidamente, pare o carro em um lugar alto, o desligue e saio do veículo
  • Ande na parte central da rua, pois é mais alta e possui menos água acumulada.

O que não fazer em uma enchente

Siga esses passos para evitar problemas quando passar por uma enchente de carro.

  • Não entre rapidamente em uma via alagada, cuidado com o calço hidráulico
  • Cuidado com obstáculos ou buracos na via que você não poderá enxergar
  • Se o carro parar dentro da água, não tente dar partida, ele pode aspirar o líquido
  • Não dê ré! Se o carro morrer, deixe o veículo e busque ajuda.

Caso você tenha passado por um momento de alagamento com seu carro e quer garantir que ele esteja em perfeitas condições de funcionamento, leve até uma Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro, mais próxima e faça uma revisão completa. Nossa equipe estará pronta para ajudar a resolver qualquer eventual problema que possa ocorrer.

Categorias