Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
X
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp







    Quando fazer a troca da correia dentada?

    Se existe uma peça que não pode faltar em um carro, essa peça é a correia dentada. Mas, às vezes, ela pode apresentar problemas. E já que é tão importante, é preciso trocá-la periodicamente. Portanto,, como saber o momento certo de trocar a correia dentada?

    Se você veio até aqui achar a resposta para essa pergunta, veio ao lugar certo. Vamos falar sobre correia dentada, sua função e quando você deve trocá-la. Confira!

    A função da correia dentada

    A função de uma correia dentada é promover sincronização do virabrequim com o comando de válvulas, ou seja, é graças a ela que a abertura e fechamento das válvulas funciona de forma sincronizada com a subida e a descida dos pistões. Isso tudo faz com que os gases mantenham seu fluxo dentro do cilindro.

    A troca é feita de quanto em quanto tempo?

    Não se trata de tempo de uso, mas de quilometragem. A correia dentada deve ser trocada quando o carro chegar em torno de 40 a 60 mil quilômetros rodados. No entanto, não espere chegar nesse momento para fazer uma checagem dela.

    Após os 20 mil quilômetros rodados, faça um check-up. Se você é uma pessoa que dirige longas distâncias com frequência, ou anda por trajetos não pavimentados, a revisão é ainda mais necessária.

    Rompimento da correia dentada

    O processo que faz a correia se romper é o uso excessivo. Quando isso acontece, todo o ciclo do motor fica descoordenado. Os pistões se chocam com as válvulas de admissão e liberação dos gases, que ficam paradas quando a correia deixa de agir.

    A correia dentada é responsável pelo funcionamento de outras peças

    Como você pode perceber, a correia dentada é necessária para que o seu carro funcione adequadamente. O bom estado de conservação da correia, portanto, também permite que o motorista economize com a manutenção, pois isso minimiza o desgaste de outras peças. Sendo assim, não deixe de verificar sempre a situação da correia dentada do seu veículo.

    Faça a manutenção preventiva

    O que você pode fazer de melhor para a correia dentada não romper é uma manutenção preventiva. Ao rodar aproximadamente 20 mil quilômetros, marque um horário para levar seu carro para a revisão.

    Mas, também fique atento aos sinais. Se você é uma pessoa que dirige com muita frequência em lugares que contêm muita poeira, como as estradas de terra, é recomendável levar o carro para revisão mais vezes.

    É isso. Agora você já sabe o que é uma correia dentada e quando fazer a sua troca. Aproveite e leve já seu carro para a revisão!

    Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing