Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Qual a importância da bomba de óleo?

A bomba de óleo é o componente responsável pela lubrificação forçada de todas as partes móveis do motor do carro. Por essa razão, ela é considerada o “coração” do veículo, pulsando óleo para que todo o sistema funcione da melhor forma possível.

E, como acontece com o coração humano, também existem alguns hábitos e cuidados que podem ser adotados para deixar a bomba de óleo mais “saudável”.
Sinal no painel
Ignorada por muitos motoristas, a luz de óleo no painel do carro deve apagar quando o motor começar a funcionar. Caso permaneça acesa ou demore muito para apagar, você deve checar o nível do lubrificante. Se estiver correto, será preciso seguir para uma oficina.
Use o óleo certo
Você precisa consultar o manual do proprietário para saber quais são os óleos certos para o seu carro. Existem três opções: sintéticos, semissintéticos e minerais. Quando for preciso completar o nível, é muito importante usar um lubrificante com a mesma classificação do que você já usa.

Fique atento à temperatura do carro

Também é função do lubrificante refrigerar os equipamentos do motor. Então, se o veículo apresentar algum sinal de superaquecimento mesmo se o sistema de arrefecimento estiver em ordem, é bom verificar a quantidade (e a qualidade) do óleo que está sendo usado.
Troca de bomba
Se for necessário trocar a bomba, é preciso descobrir o que a fez estragar antes de trocar por outra. Sem esse cuidado, é bem provável que o carro volte à oficina em pouco tempo.
Vistoria do seu veículo
Uma bomba de óleo saudável representa mais segurança na hora de dirigir o seu veículo. Se você está com algum desses problemas que mencionamos no texto, não corra mais riscos, passe em uma das oito lojas da Dinamicar, lojas de manutenção automotiva no Rio de Janeiro, e saia com seu carro de consciência limpa. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.