O sistema de ignição é responsável pela energia que resultará na queima do combustível. Esse sistema tem diversas peças importantes que são responsáveis por cada etapa. O rotor é a responsável pela distribuição da carga gerada na bobina e que é passada ao distribuidor. Ele então repassa aos cabos de velas, de acordo com o tempo de ignição, girando no tempo certo, onde cada cilindro recebe no momento exato a centelha para a detonação do combustível admitido.
Como funciona o Rotor?
Entre o rotor e a tampa do distribuidor onde são dispostos os cabos de vela existe uma distância que a faísca percorrerá até ser enviada às velas. Nesse rotor há uma resistência que, por indução, transmite energia aos terminais na tampa do distribuidor. Por esse motivo, é fundamental que essa distância seja respeitada. Com o uso, há desgaste entre as partes, aumentando a distância e aumentando o trabalho da bobina que tem de compensar esse problema. É nesse momento em que o motor do carro começa a apresentar falhas por falta de centelha que pode provocar danos.
A bobina é responsável pela amplificação da voltagem
Em um carro, são em média 12 volts gerados pela bateria. Dessa maneira, sem a bobina, simplesmente não haveria voltagem suficiente para realizar a detonação do combustível. A peça, então, por meio de resistências, transforma essa pequena voltagem e uma tensão de 24 mil volts, aproximadamente. Da bobina essa energia é repassada ao distribuidor.
Dinamicar Pneus, seu centro automotivo!
Para solucionar eventuais problemas no sistema de ignição, a Dinamicar Pneus, que é o seu centro automotivo no Rio de Janeiro, faz uma avaliação completa desse sistema e avalia a eventual necessidade de troca de peças, tais como: rotor, tampa de distribuidor, bobina, velas e cabos. Procure uma de nossas lojas e peça um orçamento para você!