fbpx
Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Quais as vantagens dos carros Mild Hybrid?

Você conhece os carros com tecnologia Mild Hybrid (ou híbrido leve)? São veículos alimentados por um gerador de 48 volts que permite a redução de consumo de combustível ao aproveitar a energia cinéticagerada nas freadas (processo de frenagem).

Sistema de recuperação de energia

Cabe agora apresentar o mecanismo de funcionamento das unidades motrizes de veículos desse tipo, cujos principais cavalos de potência continuam sendo gerados sob responsabilidade do motor a combustão, que é alimentado pelos combustíveis convencionais, como gasolina e etanol.

Esses motores possuem um sistema de recuperação de energia, que funciona da seguinte forma: ao frear o veículo, a energia cinética gerada é enviada para a bateria de íons de lítio, de 48 volts, a qual trabalha em conjunto com um superalternador para aliviar a carga de trabalho do motor a combustão, que aproveita a energia recuperada para comunicar a potência às rodadas. Repare bem: o componente elétrico não entrega cavalos a mais de potência, mas o sistema de recuperação de energia permite que o processo de geração de torque e potência para o carro seja otimizado, diminuindo a carga depositada no motor a combustão, gerando de 15 a 20 cavalos de potência, os quais substituem cavalos que seriam gerados pelo motor a combustão. Daí que vem a noção de “alívio”..

Redução da emissão de gases poluentes

Seja nos carros elétricos, híbridos (componentes a combustão e elétricos coexistindo) e híbridos leves (ou meio híbridos, como no caso da tecnologia Mild Hýbrid), um dos principais motivos para o desenvolvimento dessas tecnologias é a redução da emissão de gases poluentes, que continuam sendo uma marca dos combustíveis mesmo com a profunda melhora destes produtos. A tendência para o presente e o futuro é abarcar cada vez mais tecnologias elétricas para os veículos, até chegarmos ao ponto de reabastecermos os carros como se fossem celulares (grosso modo, é claro), como já ocorre em alguns modelos, principalmente na Europa e na China.

Estima-se que sistema Mild Hybrid reduza em 8g (oito gramas) a emissão de gás carbônico (CO2) por km rodado.

Economia no consumo de combustível

Outro motivo bastante legal para a expansão de tecnologias ligadas aos híbridos leves é o consumo no combustível. Devido ao sistema de aproveitamento da energia cinética gerada nas frenagens, a qual, como vimos, é armazenada nas baterias de íons de lítio, que pesam cerca de 15 kg, e posteriormente repassadas no processo de reaceleração ou manutenção de velocidade, há obviamente economia no consumo de combustível, cuja queima (energia térmica) propicia a movimentação do veículo.

Estima-se que a economia seja de 6 a 10% em relação aos motores 100% a combustão.

Contribuição para o desempenho

Além da redução de emissões e economia de combustível, a tecnologia Mild Hybrid também contribuiu para o desempenho do veículo, justamente devido ao supracitado mecanismo de recuperação de energia. Ao aliviar o trabalho do motor a combustão, a bateria de íons de lítio pode entregar até 20 cavalos para o veículo, que ainda é bem pouco, mas contribuiu para o desempenho ao “desonerar” o propulsor a combustão.

Outra vantagem dos híbridos leves, é claro, é o seu menor custo em comparação com os Full Hybrid ou, ainda mais, se compararmos com os carros elétricos.

Conte com a sua Dinamicar Pneus!

Seja qual for o tipo de motor do seu carro, inclusive os carros híbridos e Mild Hybrid, você pode contar com os melhores serviços em manutenção automotiva, revisão veicular e serviços de reparos Dinamicar Pneus, a sua loja de pneus no Rio de Janeiro, com lojas espalhadas pela região metropolitana. Além de serviços de excelência, você também conta com as melhores marcas e preços nos mais diversos produtos para o seu veículo. Entre já em contato!