Quais as principais diferenças entre câmbio automático, automatizado e CVT?

Enviado por Comandante em 27 de Julho de 2021
27 de Julho de 2021
Diferença entre câmbios | DINAMICAR PNEUS

Foi-se o tempo em que um carro que troca de marchas sem a intervenção humana era uma exclusividade de modelos de altíssimo luxo. Neste tempo, além de ter muito dinheiro para comprar o carro, era fundamental ter mais grana ainda para uma eventual manutenção. E isso era bem mais comum do que nos dias de hoje. Os equipamentos estão cada vez mais confiáveis, muitos dependem apenas de uma boa troca de óleo de câmbio automático e nada mais. Mas diante de tanta evolução, você saberia diferenciar os principais modelos disponíveis?

Câmbio Automatizado

Esse câmbio foi uma grande revolução no mercado automobilístico. Ele é bem mais barato para ser desenvolvido, pois não tem o funcionamento muito diferente do câmbio manual com a boa e velha manopla de mudança. Ele possui engrenagens e embreagem e para remover o pedal esquerdo do carro, são usados sensores e atuadores hidráulicos que fazem a leitura de velocidade e realizam a troca das marchas como se fosse uma pessoa fazendo. Por esse motivo, tais modelos sofrem com solavancos nas trocas, o que torna o uso não muito confortável. Porém foi o sistema que tirou o pedal da embreagem de carros populares.

Vantagens

  • Baixo custo de aquisição
  • Economia frente aos modelos manuais

Desvantagens

  • Solavancos durante as trocas
  • Maior necessidade de manutenção

Câmbio Automático

É um sistema mais robusto. É aquele que traz o maior tempo de desenvolvimento por parte da indústria automotiva. E por esse motivo é encontrado em carros mais complexos e luxuosos, portanto, mais caros. Ele não utiliza as engrenagens e embreagem do câmbio automatizado, mas sim usa um conjunto de discos e a engrenagem planetária. Além disso, apresenta um componente famoso: o conversor de torque, que em modelos nacionais antigos costumava ser o calcanhar de aquiles destes câmbios.

Vantagens

  • Conforto durante as trocas de marcha
  • Maior Durabilidade

Desvantagens

  • Maior custo de aquisição
  • Modelos menos econômicos
  • Maior custo de manutenção

Câmbio CVT

O câmbio CVT é completamente diferente dos citados acima. Ele não apresenta engrenagens, embreagens e nem nada parecido. Não há trocas de marchas, não há trancos, não há nada além de uma relação praticamente sem fim entre a velocidade do motor e o que é transmitido às rodas. Complexo?

Apesar de parecer, o continuously variable transmission, que em português significa transmissão continuamente variável, é um sistema com duas polias interligadas por uma correia. Uma é ligada ao volante do motor e a outra ao eixo que transmite rotação às rodas. Conforme a rotação do motor aumenta, essa polia varia de tamanho e transmite diferente velocidade. É muito mais confortável que os outros sistemas de transmissão e proporciona maior economia de combustível.

Vantagens

  • Conforto
  • Maior economia entre os modelos
  • Menor custo de manutenção
  • Excelente durabilidade

Desvantagens

  • Arrancadas prejudicadas
  • Maior ruído que os demais
  • Não se adapta bem aos carros de alto torque

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