A principal finalidade do protetor do cárter é evitar que o cárter, recipiente que armazena o óleo lubrificante do motor, seja atingido por pedras, lama e água. Além de proteger o reservatório de óleo, contribui para a proteção de peças como correias, alternador e compressor de ar-condicionado.
O carro perde a garantia quando instala o protetor do cárter?
Por absorver fortes impactos, no Brasil o acessório se tornou indispensável devido às irregularidades das nossas vias. Mas para alguns motoristas a peça não é tão importante assim, alguns não a instalam por receio da perda de garantia do veículo, o que não é verdade. A maioria das montadoras já disponibilizam no carro os furos para a instalação do protetor de cárter, a garantia só será perdida se for feita alguma adaptação de peça não existente no veículo.
A instalação da peça começou a ser questionada depois que a Volkswagen desaconselhou o seu uso. De acordo com a montadora, a peça pode gerar riscos para componentes do motor caso ocorra uma colisão, podendo até danificar o bujão provocando vazamento do óleo, por isso, a marca não homologa qualquer tipo de acessório sob o motor. É recomendado quando for feita a revisão periódica do veiculo, observar o estado do cárter para saber se há algum amassado ou dano, pois para esse tipo de peça não existe reparo , o que torna necessária a sua substituição.
A instalação do protetor do cárter gera alguma consequência para o veículo?
A Volkswagen optou por uma espécie de cárter híbrido com a proteção incorporada sem a necessidade de peça sobressalente. Outras montadoras como Honda, Peugeot, Chevrolet e Renault já oferecem alguns de seus modelos com o item de fábrica. De acordo com alguns especialistas, a peça é dispensável para casos de motoristas que trafegam em pistas de boas condições, por isso, se esse não for o seu caso, opte sempre por adquirir uma peça homologada pela montadora do seu veículo, pois o fabricante terá total responsabilidade pelo seu perfeito funcionamento.
Um item fora das especificações recomendadas pode comprometer a circulação de ar do motor, interferir na aerodinâmica e elevar a sua temperatura, e com isso reduzir a vida útil das peças plásticas e do lubrificante. Em casos muito extremos, a peça de má qualidade pode interferir na dinâmica do veículo e provocar acidentes. Em casos de colisões, essa interferência pode provocar o deslocamento do motor e atrapalhar no funcionamento dos air-bags.
Opte sempre por usar peças originais recomendadas pela montadora de seu veiculo. Na Dinamicar Pneus você encontra tudo o que seu carro precisa para ficar com a manutenção em dia.