Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Principais itens de segurança veicular e suas finalidades

Quando pensamos em comprar um veiculo novo ou usado a nossa primeira preocupação é com os itens que são notados esteticamente, como conforto e desenvolvimento do motor. E deixamos de lado os itens de segurança, e só iremos nos dar conta da sua importância na hora do aperto, quando acontece o acidente.

Os itens de segurança veicular responsáveis pela prevenção de acidentes e conservação da integridade física dos passageiros são classificados em dois grupos, segurança ativa e passiva. O primeiro é responsável por evitar que o acidente ocorra e o segundo tem a função de reduzir as lesões ocasionadas pelo impacto.
Itens de segurança ativa

ABS (Antilock Brake System)
EBD (Electronic Brake Distribution)
ESP (Electronic Stability Control)

Itens de segurança passiva

Airbag
cintos de segurança com pré-tensionador
Encostos de cabeça ativo
Banco antimergulho
Barras de proteção laterais nas portas

Brasil é recordista em mortes no trânsito
A grande maioria dos acidentes de trânsito são causados pela imprudência dos motoristas e más condições das vias. O Brasil é o 4º país do mundo com o maior índice de mortes no trânsito, ficando atrás apenas de China, Índia e Nigéria.

Ao adquirir um carro, é raro o proprietário buscar informações sobre cintos com pré-tensionamento, por exemplo. Esse modelo de cinto possui um ajuste mais firme em situação de impacto e o uso desse tipo de cinto de segurança agregado ao conjunto de airbags frontais pode reduzir em até 85% o risco de mortes dos ocupantes do veículo em caso de colisão.

No ano de 2014 foram sancionadas as resoluções 311 e 312 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que obriga as montadoras fornecerem a todos os veículos saídos de fábrica os itens de segurança, freios ABS e airbags frontais.

A resolução do Contran inclui principalmente os veículos de transporte de passageiro, carga e reboques. Os itens de segurança contidos nas resoluções 311 e 312 não poderão ser vendidos como acessórios opcionais, apenas os airbags adicionais de joelho e de cortina poderão ser comprados separadamente.
Loja de Pneus no Rio de Janeiro
A revisão periódica também é uma forma de evitar que ocorram incidentes que comprometam a sua integridade física e dos ocupantes do seu veiculo. Fique em dia com o prazo das revisões indicadas no manual do proprietário e evite sustos! Faça uma visita à loja da Dinamicar Pneus na Barra da Tijuca , uma das nossas 7 lojas, e faça a revisão periódica do seu veículo com qualidade garantida.