Diante de muitas questões dentro do sistema elétrico de um carro, o alternador automotivo não costuma dar muitos problemas e por isso, quando apresenta qualquer avaria, não costuma ter o diagnóstico imediato, ao menos que o profissional seja especialista em sistema elétrico. Sua função é alimentar o carro com energia suficiente para que todos os sistemas funcionem plenamente. É função dele carregar a bateria para que esta tenha carga suficiente para ligar o motor do carro.
Desta forma, o que poderia danificar o alternador? Primeiro caso, muito comum, é instalar acessórios à revelia. Eles geram necessidade de maior potência e passam a gastar a carga gerada, sobrecarregando a peça que precisaria de muita rotação para manter tudo ligado de maneira equalizada. A falta de giro acaba sobrecarregando e ele simplesmente perde a capacidade de gerar carga.
Bateria sem capacidade de receber carga também danifica o alternador automotivo
Esse é um outro motivo muito claro que cria problemas ao alternador. Por ter a função de carregar a bateria enquanto o motor está em uso, o alternador se encontra em apuros quando essa bateria simplesmente perde a capacidade de carregar. Isso acontece quando sua vida útil é atingida e os sintomas são relativamente fáceis de serem observados. Assim, quando seu carro começar a ter dificuldades para ligar, considere a possibilidade da troca de bateria imediata!
Contato com água e óleo podem gerar curto à peça
O alternador pode sofrer com problemas de outras peças. Por exemplo, a ruptura de uma mangueira de líquido de arrefecimento ou mesmo o contato com óleo podem ser agentes geradores de atrito ou de curto circuito, o que queima a peça!
Cuidado com a polaridade da bateria
Na troca da bateria automotiva, você pode causar um problema sério ao alternador se, na hora da montagem, você inverter os cabos positivo e negativo. Esse é outro elemento que gera curto na peça. Não é preciso nem tentar girar o motor. Você vai perceber o curto assim que conectar os cabos.
Uso inadequado de polias também danifica o alternador automotivo
A rotação do alternador, conforme já falado, é fator importante para a geração de energia compatível com os gastos dos aparelhos do automóvel. Além disso, a rotação garante a ventilação e o uso de polias inadequadas podem fazer essa rotação cair e prejudicar o funcionamento como um todo.
Portanto, antes de qualquer mudança inadvertida no sistema elétrico como a instalação de equipamentos adicionais de som, uso de caixas de som de alta potência, ou mesmo a instalação de um acessório inexistente, é imprescindível consultar um especialista para equilibrar a geração e o gasto de energia no carro. Isso implica em rever o tamanho do alternador e a capacidade da bateria também, além de fios e a distribuição elétrica.
A Dinamicar Pneus cuida do sistema elétrico do seu carro!
A Dinamicar Pneus, além de garantir diversidade de marcas e modelos de pneus, ainda disponibiliza para você a revisão do sistema elétrico e a troca de bateria. Assim, você soluciona inúmeras questões em seu carro em um só lugar. Confira todos os nossos serviços e as nossas lojas. Nós estamos à sua disposição para solucionar o seu problema. Ligue para gente agora mesmo!