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    Por que alguns carros flex pegam mal pela manhã?

    Há anos, era impensável que um mesmo modelo pudesse “entender” todos os combustíveis e fazer o carro entrar em funcionamento até com a mistura entre eles. Mas mesmo com a evolução dos sistemas flex é preciso parar alguns minutinhos para uma rápida leitura no manual do equipamento para entender como funciona e quais são as demandas operacionais. O primeiro ponto a ser observado é que os combustíveis, apesar de exercer a mesma função, são diferentes entre si.

    Então é muito comum que se abasteça com um combustível durante um período, por exemplo, com gasolina durante o inverno, já que o etanol é conhecidamente problemático em dias frios. Quando subitamente troca-se o combustível, quando já se está perto de encerrar o uso naquele dia, ou seja, quando o motorista faz aquele abastecimento já visando o dia seguinte e acaba colocando outro combustível, o dia seguinte poderá ser de problemas.
    Por que isso acontece?
    Os carros flex têm a capacidade de se adaptar aos combustíveis e suas misturas, entretanto, a central eletrônica que faz isso simplesmente precisa de uma quantidade e alguns quilômetros para que seja feita a leitura correta do combustível. Afinal, cada circunstância demanda um tipo de injeção e é a ECU do carro que fará essa gestão. O que ocorre pela manhã, após a circunstância descrita, é uma injeção imprecisa que fará muitas vezes o carro afogar ou, simplesmente, não ter a quantidade ideal de combustível para fazer o motor entrar em funcionamento.

    Os manuais de todos os modelos têm a instrução do uso completo e com suas ressalvas. Por exemplo, o Grand Siena, da Fiat, pede que o carro ande pelo menos 15 km ou consuma 200 ml com o carro com o combustível novo, ou mistura, antes de pará-lo por um longo período, como a pernoite. Assim, a central fará a leitura correta, o que resolverá a questão.
    Medida paliativa
    Uma das medidas paliativas quando acontecer tal situação é desligar a bateria do veículo. Quando essa atitude é tomada, a central é “zerada” e o carro adota uma situação mediana na leitura da gasolina ou etanol, que fará o carro ter a sua operação facilitada.
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