Por que alguns carros flex pegam mal pela manhã?

Submitted by Comandante on 24 de Junho de 2016
24 de Junho de 2016
Há anos, era impensável que um mesmo modelo pudesse “entender” todos os combustíveis e fazer o carro entrar em funcionamento até com a mistura entre eles. Mas mesmo com a evolução dos sistemas flex é preciso parar alguns minutinhos para uma rápida leitura no manual do equipamento para entender como funciona e quais são as demandas operacionais. O primeiro ponto a ser observado é que os combustíveis, apesar de exercer a mesma função, são diferentes entre si. Então é muito comum que se abasteça com um combustível durante um período, por exemplo, com gasolina durante o inverno, já que o etanol é conhecidamente problemático em dias frios. Quando subitamente troca-se o combustível, quando já se está perto de encerrar o uso naquele dia, ou seja, quando o motorista faz aquele abastecimento já visando o dia seguinte e acaba colocando outro combustível, o dia seguinte poderá ser de problemas.

Por que isso acontece?

Os carros flex têm a capacidade de se adaptar aos combustíveis e suas misturas, entretanto, a central eletrônica que faz isso simplesmente precisa de uma quantidade e alguns quilômetros para que seja feita a leitura correta do combustível. Afinal, cada circunstância demanda um tipo de injeção e é a ECU do carro que fará essa gestão. O que ocorre pela manhã, após a circunstância descrita, é uma injeção imprecisa que fará muitas vezes o carro afogar ou, simplesmente, não ter a quantidade ideal de combustível para fazer o motor entrar em funcionamento. Os manuais de todos os modelos têm a instrução do uso completo e com suas ressalvas. Por exemplo, o Grand Siena, da Fiat, pede que o carro ande pelo menos 15 km ou consuma 200 ml com o carro com o combustível novo, ou mistura, antes de pará-lo por um longo período, como a pernoite. Assim, a central fará a leitura correta, o que resolverá a questão.

Medida paliativa

Uma das medidas paliativas quando acontecer tal situação é desligar a bateria do veículo. Quando essa atitude é tomada, a central é “zerada” e o carro adota uma situação mediana na leitura da gasolina ou etanol, que fará o carro ter a sua operação facilitada.

Manutenção de injeção eletrônica é na Dinamicar!

A Dinamicar Pneus é sua loja de pneus e também é a loja que resolve diversos problemas do seu carro de uma só vez, em um só lugar. Manutenção de injeção eletrônica ajuda a manter o sistema funcionando corretamente, além de reduzir o consumo de combustível. Procure-nos agora mesmo e faça uma avaliação!
Categorias