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    Pneus remold, vale a pena a economia?

     

    Os pneus estão entre os itens mais importantes de um veículo. Responsáveis pela aderência ao solo, dão ao condutor estabilidade na direção. Quando desgastados, podem comprometer a dirigibilidade e controle do veículo, causando grande perigo para os seus ocupantes.

    Na maioria das vezes os motoristas negligenciam a troca dos pneus, substituindo o mesmo quando está careca ou quando chegam ao ponto de furar. Nos casos onde não há conserto, algumas pessoas optam pela substituição de dois pneus ou do jogo completo dependendo do estado de cada peça.

    Nessa ocasião de troca, há motoristas que, com a intenção de economizar, acabam optando por pneus “remold”, que possuem um preço até 50% menor que uma peça nova. Apesar de ser uma opção econômica e sustentável, é preciso ficar atento se o pneu e fabricante estão de acordo com as normas de segurança exigidas pelo Inmetro.

    O país que mais reforma pneus no mundo são os Estados Unidos, contabilizando no último ano uma marca de 15 milhões de unidades reutilizadas, seguido do Brasil com oito milhões de reformas.

     
    Entenda a diferença entre remold, recauchutado e recapado
     

    Pneu “remold” não é a mesma coisa que recauchutado ou recapado, a diferença está no método de recuperação utilizado para cada um. O recauchutado e o recapado possuem apenas uma ou duas partes refeitas, enquanto o “remold” tem toda a sua estrutura reconstruída (lateral, ombro e banda de rodagem), recebendo uma nova camada de borracha.

    Nos “remolds” é possível identificar as características do pneu original (marca, procedência, especificações e o estado). O Inmetro recomenda que os pneus usados para “remold” devem possuir idade máxima de sete anos, o que não funciona como garantia devido à dificuldade de identificação da data de fabricação do pneu.

     
    Vantagens e desvantagens em comprar um remold
     

    Com o passar do tempo, o pneu pode apresentar perda de qualidade, já que o interior pode estar em boas condições, mas o exterior ressecado ou até mesmo ralado. Com a remodelagem, é impossível verificar o estado do exterior, pois pneus reformados possuem uma vida útil 30% menor em relação a um novo. Mesmo não transmitindo tanta segurança, os “remolds” são uma opção devido ao seu baixo custo.

    Recomenda-se que o uso de pneus “remold” seja feito para trafegar em vias urbanas e em baixas velocidades (90 km/h). Donos de veículos com pneus reformados também poderão encontrar dificuldades na hora do balanceamento. É muito importante estar atento a todos esses fatores antes de optar pela reforma, para uma aparente economia não representar gastos futuros.

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