Os pneus também são considerados itens de segurança do veículo. Por isso, a atenção com eles deve ser redobrada, afinal, a falta de cuidados pode resultar em risco, defeito mecânico ou até mesmo multa. Assim, logo que estiver de posse do veículo, atente-se ao manual do proprietário, onde constam todas as informações básicas sobre os pneus.
Na indicação do fabricante é possível verificar a pressão correta, o controle periódico do alinhamento e balanceamento, e também o tipo de pneu adequado para o veículo, que pode ser on-road (indicado para asfalto), off-road (desenvolvido para estradas de terra e lama) e o pneu misto (como o nome indica, ideal para os dois tipos de solo).
Porém, se existe um pneu que pode ser utilizado nos dois tipos de solo, por que não usá-lo sempre? Saiba mais sobre os pneus mistos e confira se podem ou não ser usados em todos os casos.
O uso do pneus mistos vale a pena?
O pneu misto, como já falado aqui, é aquele que pode ser usado tanto nas estradas quanto no asfalto. Utilizar esse tipo de pneu tem seus prós e contras. Suas características mais vantajosas são o fato de garantir maior robustez ao encarar os buracos e o seu visual mais parrudo, típico de carros como o jipe, por exemplo.
As duas principais desvantagens do pneu misto são o maior consumo de combustível e o aumento no nível de ruído sempre que o veículo estiver em velocidade mais elevada. Outra suposta desvantagem – mas que não passa de mito – é a alegação de alguns proprietários de que eles se acabavam mais rápido. Não é verdade.
Precauções no uso dos pneus mistos
Se existe uma divisão dos pneus por configurações, é preciso respeitá-la. Ao rodar exclusivamente na cidade, não há por que usar pneus que são destinados para atividades esportivas, e vice-versa. Logo, também não será necessário o uso de pneus mistos.
Por isso, o ideal é usar o pneu misto apenas quando você realmente for andar nos dois tipos de solo. Os mistos também são indicados para veículos que possuem tempo de resposta e espaço de frenagem diferenciados, como os utilizados em trilhas, que logo após usados devem voltar a ser calibrados, de acordo com a indicação do manual.
Manutenção dos pneus mistos
A atenção com os pneus mistos é a mesma que se deve ter com os demais. Ou seja, verificar apenas se o pneu está “careca” não basta. É preciso ir além, como ler o manual do proprietário e verificar o nível correto de pressão e a quilometragem ideal para realizar o alinhamento, balanceamento e calibragem. Se possível, é importante manter o número da calibragem memorizado e calibrar regularmente, com o carro frio.
Para saber o limite de uso do pneu, não é necessário ter um medidor. Todos os pneus já vêm com um indicador de segurança. O desgaste máximo recomendado é de 1,6 mm de profundidade do sulco; abaixo disso, o pneu está "careca".
A manutenção dos pneus é determinada ainda pelo modo de dirigir. Recomenda-se evitar aceleradas e freadas bruscas. Fique atento à perda de aderência, às vibrações do volante e ao aumento do consumo de combustível.
Em geral, vale a pena usar o pneu misto?
O pneu misto não vale a pena em todos os casos, como mostrado acima. Um dos maiores empecilhos para seu uso está no bolso, tendo em vista que custam, em média, 50% a mais.
O valor maior será recompensado se o pneu for comprado para ser utilizado no lugar certo. Nesses casos, sua durabilidade e confiabilidade em comparação aos outros vão valer o investimento.
Loja de pneus no Rio de Janeiro
Independentemente do tipo, tamanho ou marca dos compostos, o fato é que substituir os pneus de veículo periodicamente é uma necessidade para quem possui carro. Quando se fala em pneus, passe na Dinamicar, sua loja de pneus no Rio de Janeiro, que conta com profissionais preparados para prestar atendimento e serviço completo para seu automóvel. Passe em uma de nossas nove lojas.