Pneus recauchutados são, basicamente, pneus reformados. É aplicada uma camada de borracha não vulcanizada em toda a superfície do pneu, em seguida, é levado a um molde de alumínio por 2 horas sob temperaturas extremamente altas. Nesta etapa do processo, a borracha é alterada e ganha elasticidade, o que contribui para a performance e durabilidade do pneu.
Usar estes pneus não é ilegal, já que possui uma legislação específica para proteger o usuário final. Por exemplo, é proibido que um pneu recauchutado tenha mais de 7 anos de uso, ou que passe por mais de 3 reformas. O principal argumento para utilizar estes modelos é o preço. A economia financeira é a principal defesa dos motoristas adeptos.
É válido usar pneu recauchutado?
Segundo especialistas, a conta, a longo prazo, não fecha. Os pneus recauchutados são muito mais baratos do que modelos originais, mas, também, duram muito menos, obrigando o usuário a gastar dinheiro antes do que deveria em novas peças.
Segundo a ABR, Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus, um modelo recauchutado dura metade do tempo de um modelo original. Para um pneu novo, a média é de 50 a 60 mil quilômetros de vida útil, enquanto para um recauchutado, é de 25 a 30 mil quilômetros.
Valor do pneu recauchutado
Apesar da durabilidade ser metade da calculada para um pneu original, o valor não acompanha este cálculo. Ou seja, um pneu recauchutado não custa metade do preço de um novo. E este é o motivo pelo qual, a longo prazo, esta troca não é interessante para o usuário.
Na prática, ao comparar os valores de um jogo de 4 pneus e fazer a proporção do valor por quilômetro rodado mostra que o pneu recauchutado sai mais caro para o consumidor.
Pneus originais é na Dinamicar
Agora que você já sabe que não vale a pena adotar pneus recauchutados em seu carro, vá até a Dinamicar, sua loja de pneus no Rio de Janeiro, mais próxima e confira as variedades e os melhores preços do mercado.