Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
X
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp







    Pneu fazendo barulho: isso é normal?

    O pneu de um automóvel é responsável por uma série de funções. É ele que vai trazer estabilidade ao veículo, ajudar na sua melhora de desempenho, garantir controle nas curvas e assegurar que o carro está sendo conduzido com segurança e conforto. Mas, para que o pneu esteja sempre em ótimo estado e com bom funcionamento, é importante realizar periodicamente revisões. Esse tipo de serviço visa evitar danos ou consertar problemas antes que se tornem perigosos para o motorista.
    Como saber se o pneu está irregular?
    Assim como qualquer outro componente do automóvel, o pneu também demonstra quando seu funcionamento não está normal. Entre os indícios perceptíveis, pode-se citar o barulho.

    Quando o pneu começa a apresentar ruídos diferenciados, o mais indicado é procurar imediatamente um profissional experiente, treinado e com alta capacidade para avaliar o automóvel.
    Mas como saber que o barulho não é normal?
    É importante entender que barulhos constantes, muito elevados ou diferenciados nunca são normais. No caso do pneu, por exemplo, o ruído pode ser um indício de danos que foram sofridos pelo componente.

    Vale ainda lembrar que, quando danificado, o pneu pode afetar toda a estrutura do veículo, causando desequilíbrio no automóvel, desgaste excessivo de outras peças do carro, diminuição da vida útil do veículo e menor estabilidade e dirigibilidade.
    Como evitar danos ao pneu?
    Para impedir que o pneu sofra com os ruídos, é importante ficar atento a alguns cuidados especiais. Veja quais são eles e evite barulhos irregulares em seu automóvel.
    Rodízio de pneus
    Uma das técnicas mais usadas para a conservação do pneu é o conhecido rodízio. Ele pressupõe que os condutores troquem a posição dos pneus do veículo de tempo em tempo.

    Muitas marcas aconselham que essa troca seja realizada a cada 5.000 quilômetros. Esse método visa conservar o pneu e aumentar sua durabilidade, prolongando a sua vida útil.

    Deve-se ressaltar que esse rodízio deve ser feito por especialistas, garantindo que a colocação seja feita da forma certa e não acarrete em riscos ao veículo, seu motorista e passageiros.
    Pneu descalibrado
    Um outro cuidado importante e que ajuda na conservação do pneu é a calibragem. O correto é que esse processo seja feito a cada 15 dias em todos os veículos. Se realizada da forma certa, a calibragem de pneus reduz o consumo de combustível do veículo e melhora o desempenho do carro.
    Longa falta de uso
    Poucas pessoas sabem, mas o desuso é um fator extremamente prejudicial para o veículo, inclusive para o pneu. Quando o condutor não utiliza seu automóvel por um longo período, ele acaba se deteriorando, o que é muito prejudicial para os componentes do carro.
    Excesso de carga
    Também é importante não levar o pneu de um veículo ao limite, ou seja, não é indicado carregar muito peso no automóvel, pois isso pode afetar a estrutura do carro e acabar gerando uma série de danos.
    Condução perigosa
    Por último, é necessário lembrar que o pneu também pode emitir ruídos caso o condutor use seu carro para transitar em regiões alagadas. Isso pode acabar retirando o lubrificante interno do componente, contribuindo, assim, para o surgimento de um pneu fazendo barulho estranho.
    Como reparar um pneu fazendo barulho?
    Caso o seu pneu apresente um ruído anormal, o mais indicado é procurar uma empresa especializada, assim como a Dinamicar, a melhor loja de pneus no Rio de Janeiro. Além de ser uma empresa muito experiente, a Dinamicar ainda conta com uma equipe de alta qualidade e que está à disposição dos interessados para um atendimento exclusivo, personalizado e feito totalmente sob medida. É possível entrar em contato com a empresa por meio do telefone, site ou e-mail. Agende um atendimento agora mesmo!