Os motoristas que forem flagrados trafegando com a placa do automóvel em más condições de visibilidade está correndo o risco de ser multado e ter o seu veículo levado para o depósito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, placas ilegíveis ou em péssimo estado de conservação é considerado uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 191, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. No caso de placas fora do padrão, o valor da multa cai para R$ 85.
Veículo apreendido por elegibilidade da placa
Quando o veículo é apreendido, o proprietário deverá pagar a vistoria e a diária do depósito para poder reavê-lo. Caso o motorista possua outras multas em aberto, deverá quitar todas para conseguir liberar o automóvel. Por isso é importante o motorista ficar atento ao estado da placa para evitar todos esses imprevistos.
Verifique o estado da placa antes de transitar com o veículo
Antes de sair com o veículo para a rua verifique se a placa está suja, ou com alguma letra ou numeral encoberto, quebrada ou sem iluminação. Caso seja necessária a substituição da placa antiga por uma nova, faça a solicitação em um DETRAN mais próximo da sua residência. O órgão local de trânsito irá emitir uma autorização para a confecção de uma nova placa por um empresa credenciada a produzir nos padrões estabelecidos pelo CTB. Após o processo concluído, o proprietário deverá retornar ao DETRAN para pôr novamente o lacre.
Caso a placa esteja em boas condições somente necessitando de um reforço na pintura dos caracteres, basta o motorista procurar uma credenciada pelo DETRAN para pintar novamente a placa.
Fiscalização eletrônica do trânsito
O frequente aumento de motoristas que se arriscam dificultando a visibilidade das placas, deve- se a crescente da fiscalização eletrônica em diversos pontos da cidade. Os condutores tentando burlar a fiscalização das câmeras, quando estão cometendo algum tipo de infração cobrem a placa totalmente ou parcialmente para dificultarem a sua identificação. A criatividade dos motoristas para burlar a fiscalização das placas são as mais variadas, usando artifícios desde papel higiênico molhado até fitas de santos que são distribuídas em festas religiosas para tentarem coibir a multa.
Cobrir a placa pode ser considerado ato criminoso e infração gravíssima
Todos esses subterfúgios dificultam a identificação dos caracteres da placa pelos radares inteligentes que controlam excesso de velocidade, entre outras infrações. Dependendo da atitude tomada pelo motorista para atrapalhar a identificação do veículo, essa ação pode ser vista pelo órgão fiscalizador de trânsito como um ato criminoso, onde o motorista pode ser autuado e levado até a delegacia para prestar esclarecimentos
Loja de pneus no Rio de Janeiro
Fazer adulteração, remarcação de chassi e clonar placas pode gerar ao motorista infrator uma pena de três a seis anos de reclusão, apreensão do veículo, perda de pontos na carteira. Caso o motorista seja reincidente pode a ter o seu direito de dirigir cassado, dependendo da quantidade de pontos que já tenha perdido na CNH.
A rede Dinamicar Pneus conta com loja de pneus em Bonsucesso e em outras localidades. Confira os endereços de todas as lojas: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/