O primeiro passo para você entender o porquê fazer um alinhamento de válvulas é saber o que é esta peça. Quando se fala em motor 1.0 16 válvulas, estamos falando em um motor com capacidade de volume de 1 litro por cilindro, tendo, cada cilindro, 4 válvulas. Vamos levar em consideração que o normal dos carros em linha no Brasil é a fabricação de motores de 4 cilindros. Após essa parte compreendida, é preciso saber que, destas quatro válvulas, duas são de admissão e duas são de escape.
Admissão – serve para que o combustível seja admitido dentro do cilindro, ocorrendo, assim, os procedimentos inerentes aos tempos desse motor.
Escape – servem para que os gases provenientes da queima sejam expelidos, fazendo assim o fechamento do ciclo.
Toda a potência deste motor está apoiado no pleno funcionamento das válvulas, afinal, é papel delas garantir a compressão deste cilindro quando as quatro estão fechadas. Dessa forma, agora podemos entender o motivo do alinhamento das válvulas!
Este procedimento deve ser periódico e garante que o motor admita o combustível necessário e faça a descarga de todos os gases, para que não fique nenhum resquício dentro do cilindro, o que atrapalharia no funcionamento deste motor, com perdas de potência e até mesmo riscos à sua integridade.
Além disso, o alinhamento das válvulas garante que, durante o fechamento destas válvulas, o cilindro fique completamente vedado, sem brechas, o que é extremamente importante para o funcionamento correto do motor. Esse procedimento deve ser avaliado por um mecânico quanto a sua necessidade.
Todos os serviços na Dinamicar Pneus, seu centro automotivo
A Dinamicar Pneus, seu centro automotivo, dá todo o suporte para que seu carro tenha o melhor tratamento possível. Precisa avaliar o seu motor? A Dinamicar tem profissionais capacitados para mostrar qual a melhor solução para você! Ligue e peça um orçamento ou traga o seu carro a uma de nossas sete lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro e tenha o melhor tratamento para você e para o seu carro.