Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
X
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp







    Óleo da direção hidráulica: quando trocar?

    Não é segredo que as direções eletrohidráulica, elétrica e hidráulica são muito mais confortáveis para dirigir do que a mecânica. O modelo manual, que exige uma verdadeira musculação de braço ao motorista — principalmente ao fazer a baliza —, quase não é mais procurado no mercado.

    Atualmente, os exemplares com direção hidráulica são os mais comuns nas garagens e concessionárias. No entanto, muitos proprietários deste tipo de veículo ainda não sabem quando fazer a troca do óleo do sistema hidráulico. Você faz parte desse grupo? Então, esse artigo é para você. Confira!

    Quando fazer a troca de óleo da direção hidráulica?

    Muitos motoristas só buscam ajuda especializada quando a direção do carro já está apresentando falhas. Muitas vezes, o problema está ligado a algo bem simples: a troca de fluido.

    Pensando nisso, listamos algumas situações que requerem a troca de óleo da direção hidráulica. Veja!

    Em carros que rodaram de 30 mil km a 50 mil km;
    Direção muito pesada;
    A cada dois anos de uso, mesmo que a quilometragem citada acima não tenha sido alcançada.

    Peças que formam o sistema da direção hidráulica

    O óleo da direção hidráulica precisa ser substituído para que, nos veículos leves, aqueles que usamos no dia a dia para trabalhar ou que fazem parte das frotas de diversas empresas, toda a estrutura esteja devidamente lubrificada. As peças que formam a direção hidráulica são as seguintes:

    Reservatório de óleo;
    Caixa de direção;
    Tubulação de alta pressão;
    Tubulação de baixa pressão;
    Direção tipo pinhão e cremalheira.

    Todos estes componentes precisam do óleo da direção hidráulica em dia para funcionarem corretamente.

    Por que é necessário trocar o óleo da direção hidráulica?

    Manter o óleo da direção hidráulica em bom estado deixa a direção mais leve e garante melhor rotação do volante. Por isso, a cada 30 mil km rodados ou, dependendo do modelo do veículo, a cada 50 mil km rodados, é preciso fazer a troca do fluido.

    Essas informações ficam disponíveis no manual do proprietário. Caso esteja em dúvida, basta levar o carro para uma vistoria simples, no sentido de fazer uma manutenção veicular preventiva, na Dinamicar Pneus.

    Funções do óleo da direção hidráulica

    Além de favorecer a rotação do volante e deixar a direção hidráulica leve e confortável, a lubrificação dos componentes do sistema mantém a boa dirigibilidade. Quando todas as peças estão lubrificadas com o óleo indicado, a caixa de direção fica mais suave e estável e o sistema fica bem mais macio, como o esperado pelo motorista.

    Outra função do óleo da direção hidráulica é manter a temperatura interna correta. Assim, os componentes do sistema de direção hidráulica não sofrem com o superaquecimento. E tem mais uma vantagem em saber quando trocar o óleo da direção hidráulica, pois você vai economizar com peças que não sofrem o desgaste precoce e, assim, não são necessárias trocas recorrentes dos componentes.

    Este tipo de óleo é muito importante, pois proporciona o auxílio hidráulico da caixa de direção e ajuda a controlar a temperatura dos elementos que compõem a caixa de direção. Ele tem durabilidade bem maior do que a do óleo do motor. No entanto, quando vencido, pode causar o desgaste e a quebra de algumas peças.

    Qual tipo de óleo da direção hidráulica é ideal para o seu carro?

    Existem dois tipos de óleo da direção hidráulica para você escolher: o sintético e o mineral. Os dois fluidos são diferentes, sendo que o fluido sintético tem uma cor esverdeada, enquanto o fluido mineral tem aparência avermelhada.

    Aqui, é preciso fazer uma orientação muito importante: os dois tipos de óleo da direção hidráulica, mineral e sintético, nunca podem ser misturados. A maioria dos carros fabricados no Brasil leva o óleo da direção hidráulica mineral, mas, para que não ocorram erros e possíveis complicações decorrentes de uma escolha indevida, a orientação é checar qual tipo de fluido deve ser usado no seu veículo. Essa informação está disponível no manual do proprietário.

    Caso o óleo da direção hidráulica seja invertido, as borrachas que fazem parte da estrutura ficam muito desgastadas. Por isso, fique atento no momento de realizar as trocas!

    Troca de óleo da direção hidráulica é na Dinamicar Pneus

    Se notar algum tipo de vazamento do óleo da direção hidráulica, leve o carro o mais rápido possível para uma unidade da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Assim, nossos mecânicos poderão avaliar o sistema e diagnosticar qualquer problema mais sério no seu carro. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!

    Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing