A injeção eletrônica é o sistema responsável pela alimentação de combustível necessário para o funcionamento do motor em todas as suas fases. É um sistema muito funcional, mas que carece de cuidados. A sonda lambda é parte desse sistema complexo e que faz o seu carro consumir mais ou menos, de acordo com sua condição. Entender a sua importância é conseguir avaliar o seu funcionamento em diversas situações.
Para a maioria dos profissionais, ela é o coração do sistema de injeção e tem o funcionamento complexo. É responsabilidade dela fazer a medição do oxigênio presente nos gases liberados pelo motor e confrontar com o oxigênio de amostragem do sensor. É com base nesses dados que há o cálculo estequiométrico para o pleno funcionamento da máquina. Ou seja, é ela a responsável pela mistura ideal entre ar e combustível, usando o conceito do fator lambda.
Entenda o fator lambda
Não existe queima de combustível sem ar. É possível até sem centelha, já que o diesel explode por compressão, mas sem ar é impossível. O fator lambda é a razão de equivalência entre a mistura ar-combustível real e a relação que o sistema considera ideal para essa composição. É o fator lambda que decide se a mistura está rica, ideal ou pobre. O funcionamento do motor depende, e muito, dessa leitura precisa.
Entenda o motivo de sua localização na descarga do automóvel
A sonda deve captar os gases dos 4 cilindros para que o cálculo seja preciso. Só que para isso, bastava ficar em algum ponto do cano de descargas. Mas ela é localizada bem próxima ao motor. Para o pleno funcionamento, a peça que é constituída de dióxido de zircônio, ao ser exposta a uma temperatura de 300º ou mais, passa a ser um importante condutor de íons de oxigênio. Ou seja, para seu funcionamento pleno, é preciso atingir essa temperatura. Já existem carros que para afastar um pouco da saída, a fim de melhorar a precisão da leitura, colocaram junto à peça uma resistência que faz ela atingir os 300º.
Faça revisões periódicas no sistema de injeção eletrônica
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