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    O que é pneu run flat?

    Você já ouviu falar em carro que utiliza pneu run flat? Neste artigo especial, você vai conhecer as especificações do pneu run flat e entender por que eles não são recomendáveis para motoristas que vivem no Brasil. Acompanhe a seguir!

    Conheça o pneu run flat e suas principais características

    Começamos com a explicação do significado. Em português, run flat significa correr plano. Trata-se de um pneu com esvaziamento limitado, também chamado de pneu de rodagem sem pressão ou, simplesmente, pneu run flat.

    Como principal característica, podemos dizer que ele conta com um reforço especial técnico – são paredes laterais metálicas que sustentam o carro mesmo quando o pneu está murcho. Com o pneu sem pressão, o carro pode rodar até 80km a uma velocidade máxima de 80km/h.

    Já imaginou que mundo perfeito? Você está dirigindo o carro em uma viagem longa. Descobre no meio do caminho que o pneu está furado. Está completamente murcho. Esqueça o macaco ou o guincho. Você pode andar mais 80 quilômetros de distância, desde que esteja com um pneu run flat. Que tal?

    Os pneus run flat contam com reforços estruturais em suas laterais. Quando estão murchos, o peso do veículo fica apoiado nesse reforço e isso não complica a vida da rodagem.

    Agora vamos às ponderações. A primeira delas: essa novidade na área automotiva foi desenvolvida pensando em estradas de qualidade, tapetes de asfalto que costumamos conferir em países de primeiro mundo. Foi pensando nesses casos que os engenheiros construíram esse novo tipo de pneu. E é por este motivo que os especialistas recomendam: não vale a pena utilizar pneus run flat quando estamos dirigindo por estradas do Brasil. Isso porque a estrutura do pneu não suporta o que temos em nossas estradas, ou seja, a multiplicação de buracos e outras irregularidades no asfalto.

    Uma comparação que podemos fazer é com aquele campo de futebol perfeito para a bola. Agora, pegue essa mesma bola e jogue-a em um campo repleto de buracos. Logo, a bola não será a mesma. Pois é assim também que ocorre com essa tecnologia de pneus.

    Principais dúvidas sobre pneu run flat

    Entre os principais questionamentos e dúvidas sobre pneus run flat, temos as seguintes perguntas:

    É verdade que pneu run flat é mais econômico?
    Consigo ir menos vezes ao posto de combustível com essa mudança de pneu em meu carro?

    A verdade é que não é bem assim! Os run flat são mais pesados que os pneus tradicionais, até por conta da estrutura extra que explicamos acima, que segura o pneu quando ele está murcho. Por isso, o item pode chegar a ser até quatro quilos mais pesado do que os pneus convencionais. Então você não economiza!
    Pelas contas dos especialistas, a diferença não é visível quando falamos de economia de gasolina. Na verdade, a grande vantagem é o espaço que sobra no porta-malas pela ausência do pneu estepe.
    Carros que utilizam pneu run flat no Brasil
    Atualmente, no Brasil, temos alguns carros equipados com pneus run flat, principalmente modelos premium. BMW, Mercedes-Benz, Audi e Porsche são algumas montadoras que já trabalham com esse produto.

    A tendência é que a tecnologia se espalhe para outros modelos. Mas sempre com essa ponderação de que, nas estradas brasileiras, a história é diferente. Mudando para o run flat, as montadoras ganham oportunidades, inclusive com a ausência do pneu reserva, o quinto pneu, que seria o estepe.

    Se você quer saber mais sobre pneu run flat e descobrir se o seu carro já pode utilizar esta tecnologia, basta entrar em contato com quem entende do assunto. Fale com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, e tire suas dúvidas!