Quando você está confortavelmente curtindo seu carro geladinho enquanto passeia pelas estradas da sua cidade, pode imaginar que, lá na frente do capô, o mesmo gás que derruba a temperatura dentro da cabine está cerca de 70º mais quente que a temperatura do ar dentro do condensador? Ou seja, no Rio de Janeiro, em que a temperatura no verão pode chegar facilmente aos 40ºC, o seu gás dentro da peça em questão estará a 120ºC, um verdadeiro calor infernal.
O condensador tem por objetivo receber o gás que vem do compressor em altíssima temperatura e pressão. A peça é responsável por reduzir esta pressão, passando o gás ao estado líquido – ou seja, condensando-o. Essa redução de pressão resfria o gás, que segue para dentro do habitáculo pronto para refrigerar as serpentinas.
Por que não usar o ar-condicionado em caso de superaquecimento?
Quando o carro esquenta, ou seja, apresenta problemas no sistema de arrefecimento, é fundamental que o ar-condicionado seja desligado. Isso acontece porque o condensador trabalha numa área chamada de área de fluxo de ar, localizada na parte da frente do carro, juntamente com o radiador que, em caso de superaquecimento, eleva muito sua temperatura. Isso fará com que nem mesmo o eletroventilador, existente para reduzir a pressão do gás e a temperatura da água, seja capaz de fazer o seu trabalho.
Esse gás continuará a aumentar a pressão e a temperatura até um ponto em que mangueiras, ponteiras de ferro e nem mesmo o seu compressor irão aguentar. Será o fim do seu sistema de ar-condicionado funcionando corretamente.
Muitos motoristas faziam esse procedimento achando que, ao ligar o ar-condicionado, que mantém o eletroventilador permanentemente ligado e numa velocidade maior que a normal, o problema do superaquecimento seria resolvido. Entretanto, essa definitivamente não é a solução.
Manutenção do ar automotivo é na Dinamicar
Se você desconfia de algum problema no seu ar-condicionado, não hesite em procurar a Dinamicar da Barra da Tijuca. Nós temos uma equipe totalmente capacitada para resolver qualquer problema. Manutenção do ar automotivo é na Dinamicar.