Sabe aquele seu carro que tinha tração traseira, mas o motor era na frente? Então, você tem ideia de como o giro das rodas era possível, mesmo com tanta distância entre os pontos? O responsável por essa transmissão de movimento é o eixo cardã. Nos antigos Chevettes, por exemplo, ele foi muito popular, já que o modelo tinha tração nas rodas traseiras e o motor ficava sob o capô.
O sistema é bem simples e é composto por uma haste metálica e uma cruzeta central para permitir transmissão em diversas direções, além de forquilhas, que normalmente são metálicas também. Carros 4×4 também possuem eixos cardã, ligados ao diferencial, que transmite para as rodas a rotação necessária.
Peça tem durabilidade elevada
Assim como todas as peças do seu carro, o eixo cardã também deve passar por revisões, mas é um componente que normalmente pode durar centenas de milhares de quilômetros se o motorista for cuidadoso. Do mesmo modo que qualquer outra peça com engates, engrenagens e movimento, o eixo cardã deve funcionar lubrificado, e possíveis folgas devem ser observadas. Evite trancos também, já que toda a força será transmitida à peça, que irá se desgastar com maior intensidade.
Sua pick-up dura muito mais se você faz revisões periódicas
Se você quer ter uma pick-up que aguenta o seu tranco, é preciso cuidar dela. A manutenção da peça é apenas um item. Revise pneus, freios, rodas e motor. Dessa forma, você garante um carro funcional e sem despesas indesejadas, já que, com a manutenção preventiva em dia, você não tem quebras inoportunas. A Dinamicar Pneus tem revisões para diversos tipos de carros, com peças originais como pastilhas de freio, discos de freio e correias. Além disso, como você já sabe, temos os pneus baratos do Rio de Janeiro. Ligue e peça um orçamento completo, nós teremos imenso prazer em atendê-lo!