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Nova etiquetagem de pneus: entenda tudo sobre a nova obrigação

 

No ano de 2018, todos os pneus novos à venda no Brasil já deverão apresentar a nova etiquetagem, que fornecerá informações sobre três critérios de desempenho dos pneus. Desde outubro de 2016, os compostos produzidos ou importados para o Brasil já começaram a receber a nova etiqueta.
Etiquetagem será obrigação
A partir de abril de 2018, a nova etiquetagem passará a valer em todo o território nacional como obrigação. Assim, será proibido vender pneus sem a etiqueta em estabelecimentos comerciais ou oficinas.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) estabelece um padrão mínimo de desempenho dos pneus. As informações contidas nas etiquetas ajudam o consumidor a ficar de olho na qualidade e também na segurança dos pneus.

Entre os principais benefícios que a nova etiquetagem dos pneus pode trazer ao consumidor estão o aumento da segurança nas estradas, redução da poluição ambiental e melhor eficiência energética.

Também estão incluídos na nova obrigatoriedade os pneus radiais usados em carros de passeio, caminhonetes, ônibus, vans, caminhões e SUVs.
O que deve constar na nova etiqueta dos pneus?
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é o responsável por averiguar as informações que constam na etiqueta, permitindo que o consumidor conheça mais sobre os seguintes aspectos avaliados:

Eficiência energética
Segurança do pneu.
Ruído externo.

Eficácia energética
A avaliação da eficácia energética indica, através de teste de resistência ao rolamento, a resistência exercida pela força oposta à rotação do pneu. O teste é realizado em laboratório.

Quanto menor essa resistência, menos energia o veículo demanda para se movimentar e, assim, o consumo de combustível é reduzido. Ótimo, não é mesmo?

São sete os níveis de avaliação da eficiência energética. Esses níveis são indicados em letras que vão de A a G, sendo A o mais eficiente e G o menos eficiente.
Segurança
Através do teste de aderência em pista molhada, como em caso de chuvas, é avaliada a segurança da frenagem de emergência.

Essa categoria também tem sete níveis de desempenho, que são indicados na etiqueta e vão do índice A (menor distância de frenagem) até o G (maior distância de frenagem).

Os testes são realizados em linha reta, portanto, não envolvem aderência em curvas.
Nível de ruído
Esse parâmetro de avaliação é uma medida que tenta reduzir a poluição sonora.

O teste capta o ruído externo emitido pelo pneu ao passar com o motor desligado diante de um dispositivo de captação de som.

Essa categoria é avaliada em nível de ruído dos pneus, com a indicação do número de decibéis.

Quanto mais decibéis, mais ondas são marcadas em preto na etiqueta e pior é o desempenho dos compostos. Assim, quanto menos ondas, menos ruído e melhor é a performance do pneu neste quesito.

Com a nova etiquetagem dos pneus ficará mais fácil para o consumidor prestar mais atenção à qualidade do produto, podendo identificar e recusar pneus de má procedência.
O consumidor escolhe
A nova etiquetagem dos pneus procedimento permitirá também que o consumidor estabeleça prioridades no momento da compra. Será possível eleger como critério de escolha a economia de combustível, através do indicativo de eficiência energética, o conforto, pelo indicativo de qualidade do ruído dos pneus, ou ainda a segurança, com o indicativo de aderência em piso molhado.
Além da etiquetagem
A nova etiquetagem trabalha esses três categorias importantes. Porém, ainda que outros fatores importantes para o consumidor tenham ficado de fora dessa etiquetagem, elas também estão ligadas à economia e à segurança. Confira algumas:

Frenagem em piso seco.
Aderência em curvas sobre piso molhado.
Aderência em curvas sobre piso seco.
Durabilidade.
Robustez.

Essas categorias ficaram de fora do processo de nova etiquetagem dos pneus por diversos motivos. A questão da durabilidade, por exemplo, é difícil de avaliar, pois não depende apenas da fabricação do pneus, mas também do tipo de uso, estilo do condutor e manutenção do veículo.
Pneus etiquetados na Dinamicar
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