Como saber se o gás do ar-condicionado automotivo acaba?

Enviado por Comandante em 28 de Fevereiro de 2020
28 de Fevereiro de 2020
Imagem de gás de ar-condicionado automotivo | Dinamicar Pneus

É muito comum que os condutores e motoristas tenham dúvidas sobre o funcionamento do gás do ar-condicionado automotivo. Afinal, ele tem prazo de validade? Ele precisa passar por manutenção?

Para responder a essas e muitas outras perguntas, listamos as vantagens desse gás, seu funcionalmente e outras informações.

O que é o gás do ar-condicionado automotivo?

Esse produto é essencial para o funcionamento correto do ar-condicionado dos veículos. Normalmente, o gás utilizado nesse sistema é o R-134a. Durante seu uso, ele sofre a transformação de líquido para gasoso. Mas, diferentemente do que acontece em outros sistemas, o gás do ar-condicionado automotivo não evapora, ou seja, o ciclo é contínuo.

E esse gás tem validade ou não?

Ao contrário do que muitos condutores acreditam, esse gás não tem validade, ou seja, seu uso é indeterminado. A ausência do processo de evaporação evita que ele se perca e acabe saindo do sistema.

Mas, mesmo não tendo validade, muitas vezes, o gás do ar-condicionado acaba. Isso pode acontecer por uma falha na estrutura, como, por exemplo, um vazamento inesperado.

Mas como identificar um vazamento?

O sistema do ar-condicionado é hermeticamente fechado, mas assim como qualquer estrutura, ele também pode sofrer um desgaste indesejado e vazar o gás que está em seu interior. Para identificar se isso está acontecendo, veja as dicas:

Fique atento ao ar-condicionado:

é importante o motorista estar atento ao funcionamento do ar-condicionado, se ele começar a apresentar falhas e sua eficiência estiver caindo, é bem provável que o vazamento de gás seja o problema.

Quando o sistema apresenta falha elétrica, sua parada é repentina, já quando há vazamento, sua parada é gradativa, ou seja, acontece aos poucos e ao longo de alguns dias.

Procure um especialista:

se o condutor identificar qualquer alteração no ar-condicionado, o mais indicado é procurar uma empresa especializada, assim como a Dinamicar Pneus. Os profissionais treinados que atuam nesse local saberão tirar as dúvidas dos motoristas e indicar o que realmente está acontecendo com o gás e com todo o sistema automotivo.

Depois de identificar o problema, a Dinamicar Pneus conserta o vazamento, recoloca o gás, juntamente com o óleo lubrificante, e devolve um sistema de qualidade e funcionando ao cliente.

E como evitar o vazamento?

O conserto é primordial para devolver o gás ao sistema de ar-condicionado automotivo, mas para evitar que esse produto sofra com o vazamento, o mais importante é realizar a manutenção preventiva periodicamente.

Na Dinamicar Pneus, os profissionais analisam o sistema e fazem toda a verificação necessária para garantir que está tudo funcionando da forma correta, sem qualquer vazamento ou problema.

Avaliação e troca do gás do ar-condicionado é na Dinamicar Pneus

Para entender melhor se o gás do ar-condicionado automotivo acaba ou não, os clientes podem procurar a Dinamicar Pneus, loja de pneus para carro no Rio de Janeiro. São anos atendendo o mercado e oferecendo os seus serviços ao segmento.

Além de entender sobre esse sistema, a empresa ainda conta com outras opções em seu portfólio, como venda de pneus, troca de amortecedores, revisão e check-up, alinhamento 3D, injeção eletrônica, balanceamento, manutenção de rodas e muito mais. Conheça!