As palavras-chave do trânsito são fluidez e segurança. Esta segunda é bastante abordada nos temas das nossas dicas. Todos sabem que os pneus no Rio de Janeiro precisam ser cuidados, ainda mais no estado de conservação de algumas ruas. O que alguns não percebem é que o aperto dos parafusos da roda pode influenciar em uma série de situações, principalmente na segurança da condução e até no desgaste dos compostos.
Aperto mal feito, o cubo da roda é quem sofre
Ao não apertar direito os parafusos que fixam a roda no cubo, que é o rolamento preso à suspensão, algumas situações críticas podem ocorrer. A pior delas é, certamente, ocorrer o desprendimento da roda em pleno movimento, o que poderia causar um grave acidente, tanto para o carro que perde, quanto para o carro que seja atingido pela roda descontrolada.
Existem outras menos drásticas, mas que causam efeitos danosos, principalmente ao bolso. Uma roda mal fixada pode quebrar o encaixe dos parafusos, comprometendo o cubo da roda. Ou seja, se você estiver em uma estrada, sem oficina mecânica ou loja de pneus, isso significará fim de passeio e necessidade de um reboque. Outro problema que ocorre com a má fixação é a trepidação do carro. Este problema causa aumento considerável no gasto dos pneus.
Alguns carros têm sistema diferente
Alguns modelos de carro, a fim de evitar os transtornos descritos, preferem adotar um procedimento diferenciado na engenharia da peça. Os Honda, por exemplo, tem os parafusos fixados no próprio rolamento, sendo encaixadas apenas 4 ou 5 porcas. Dessa forma evita-se que o cubo quebre de forma tão fácil. Mas, atenção! Esse procedimento diferenciado não exclui a necessidade de um aperto e manutenção de todas as porcas. Uma vez mal fixadas, quaisquer problemas, entre os já citados, podem ocorrer.