Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar com o carro? A resposta é simples: depende do ano do seu carro. Os modelos mais antigos tinham essa necessidade: os carros fabricados nos anos 70, por exemplo, possuíam um botão no painel que indicava quando o motor estava aquecido, e só assim poderia iniciar a viagem.
Nos carros atuais, isso não é mais necessário. A montagem mais precisa dos motores, os materiais mais resistentes e o avanço dos óleos lubrificantes permitem que se saia com o motor frio. Além disso, nos carros modernos a injeção de combustível é maior, compensando a baixa temperatura do motor frio, por isso o carro não engasga. A única necessidade é aguardar que as luzes do painel apaguem, pois essa ação indica que o motor logo chegará na temperatura ideal para o funcionamento do veículo.
A peça-chave para esse sistema de resfriamento é a válvula termostática, que regula a entrada de água no motor. Enquanto ele esquenta, a água do radiador resfria todo o sistema. Para que o motor trabalhe bem, a temperatura deve estar entre 90º e 110º. No entanto, se seu carro é mais moderno, não é recomendado sair de forma repentina. Vá exigindo aos poucos do veículo para que ele chegue mais rápido à temperatura ideal de funcionamento.
Consumo de combustível
É verdade que o consumo de combustível é maior quando o motor do veículo está frio, mas aguardar que o motor esquente é gastar combustível sem sair do lugar. Nesse caso, gasta-se mais combustível do que se estivesse rodando com o veículo, portanto essa é uma prática que deve ser evitada.
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