O que a lei permite no insulfilm do seu carro?

Submitted by Comandante on 28 de Maio de 2020
28 de Maio de 2020
Insulfilm carro | DINAMICAR PNEUS

Em um contexto crescente de preocupações com segurança nas grandes cidades brasileiras, além do desejo de privacidade e discrição, muito motoristas optam pela aplicação de insulfilm nos vidros de seus carros.

O controle de temperatura do carro também é outro fator que atrai os motoristas para esse tipo de produto. Trazemos para você importantes importantes sobre o insulfilm veicular.

 

Conhecido popularmente como insulfilm, o filme de controle solar consiste em uma película escura produzida à base de policarbonato, e é aplicada sobre a superfície do vidro de veículos, prédios, janelas residenciais etc. Quem nunca ouviu aquela história: você vê tudo do lado de fora e quem está fora não vê nada do lado de dentro. Mas no caso dos veículos não é muito assim, pois a legislação define uma série de limites e condições para a aplicação da película nos carros. É disso que trataremos neste texto.

Tipos de insulfilm presentes no mercado

Antes, porém, é importante apresentarmos brevemente os tipos de insulfilm existentes no mercado automotivo brasileiro.

  • Insulfilm básico - É o mais comum no mercado brasileiro, sendo uma película pouco espessa com nível de transferência que varia de 5 a 35%.
  • Insulfilm avançado - Além de propiciar maior proteção em relação à visão de quem está fora do veículo, este tipo também se notabiliza por um melhor controle de temperatura, tendo em vista a maior proteção em relação à radiação solar. Os raios ultravioleta podem causar problemas de saúde ao motorista e danificar componentes do veículo, ainda mais se ficarem estacionados ao sol por muitas horas, como é muito comum no nosso ardente Rio de Janeiro. A transparência varia de 5 a 50%.
  • Insulfilm de para-brisas - Trata-se do local mais importante para a aplicação do insulfilm, também sendo aquele que exige mais da tecnologia aplicado, pelo fato da radiação solar frontal, sendo fundamental para uma temperatura saudável dentro do carro. O nível de transparência mínimo é de 75%.
  • Insulfilm de segurança - Este tem a finalidade de proteger o veículo contra arranhões e rasgos, além de evitar que estilhaços de vidro atinjam quem está dentro do carro. O nível de transparência varia de 5 a 35%.

O que a lei permite no insulfilm do carro?

Por motivos bastante justos, o motorista não pode ficar completamente inacessível por elementos internos, principalmente pelos agentes de segurança, ainda que o interior do carro seja um ambiente privado por excelência. Deste, a legislação brasileira, por meio de deliberações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece algumas condições e limites, quais sejam (Resolução 254/2007):

  • para-brisas: nível de transparência deve ser de no mínimo 75%;
  • demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo: mínimo de 70%;
  • demais vidros do veículo: mínimo de 28% de transmissão luminosa;
  • teto do veículo: não há limites estabelecidos.

Qual a punição prevista em caso de descumprimento?

O inciso X do Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro define que conduzir veículo com equipamento em desacordo com as normas do Contran configura infração grave, além de perda de cinco pontos na carteira, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização. Os fiscais utilizam aparelhos chamados de luxímetros para fazer a medição do nível de transparência. Então fique de olho!

Manutenção preventiva e resolução de problemas são com a Dinamicar Pneus!

Como qualquer componente do veículo, o vidro insulfilm também deve se submeter à manutenção adequada, Para isso, você contar com os profissionais experientes e capacitados da Dinamicar Pneus, a sua loja de pneus no Rio de Janeiro, para verificar o estágio em que encontram as suas películas insulfilm. Entre já em contato e conheça os nossos serviços de excelência!

Categorias