Itens essenciais para viajar de carro

Carro com barraca acoplada no teto, parado em uma paisagem no deserto | Itens essenciais para viajar de carro

Com o final de ano se aproximando, é normal um aumento no volume de veículos trafegando pelas estradas. Afinal, muita gente gosta de aproveitar as festas e o recesso dessa época do ano para viajar de carro. Com isso, é preciso redobrar a atenção e estar pronto para qualquer emergência na estrada, a fim de evitar acidentes.

No entanto, quem viaja de carro sabe que imprevistos não têm hora ou lugar para acontecer, e o carro pode nos deixar na mão a quilômetros do posto ou oficina mais próximos. Nessas horas, é essencial contar com um kit de segurança para viajar de carro, com ferramentas para reparos de emergência e outros itens indispensáveis para uma viagem sem grandes transtornos. Pensando em quem pretende pegar a estrada para as festas de fim de ano, listamos alguns itens que não podem ficar para trás na sua viagem. Fique atento!

Monte um kit de segurança para viajar de carro

Documentos

É sempre bom lembrar que alguns documentos devem estar sempre presentes, sob risco de multa e apreensão do veículo. Confira se você está levando o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a apólice do seguro em vigor junto com os contatos de emergência da seguradora, além do Manual do Usuário do carro. Em caso de viagem internacional, são necessários ainda outros documentos. Para países do Mercosul e para o Chile, destinos comuns nesse tipo de viagem, é exigida a apresentação da Carta Verde, um seguro que cobre danos a transeuntes que estejam fora do carro, como ocupantes de outros veículos ou pedestres, e que pode ser obtido junto a uma seguradora aqui no Brasil mesmo.

Ainda para estes países, não é necessário obter passaporte. Mas atenção! Nesses casos, a CNH não vale como identificação. Por isso, tenha em mãos seu RG original.

Itens para reparos automotivos

Mesmo com todos os cuidados de manutenção e revisão, e com o telefone da seguradora em mãos, nunca se sabe quando vai ser necessário arregaçar as mangas para fazer algum reparo emergencial. Afinal, como dissemos acima, imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Nessas horas, ter um kit para reparos rápidos pode ser de grande ajuda. Alguns carros já vêm com um kit básico, mas é necessário conhecer cada ferramenta e incrementar o kit, se for necessário.

  • Jogo de lâmpadas e fusíveis reservas.
  • Cabo de transferência de energia (cabo de chupeta).
  • Triângulo de sinalização.
  • Extintor de incêndio em bom estado, dentro da validade.
  • Estepe em bom estado.
  • Macaco.
  • Chave de roda.
  • Ferramentas (chave de fendas, chave Philips etc).
  • Adaptador de tomadas de 12v (para conectar mais de um aparelho na tomada 12v do carro).
  • Lanterna.

Outros itens importantes

Além de tudo que já foi citado acima, é fundamental lembrar ainda de itens como o GPS (já vem em alguns carros como item de série, mas caso contrário, é bom ter um portátil) e mapas de papel caso o aparelho não funcione devido ao sinal de satélite fraco ou inexistente.

Um kit de primeiros socorros também é essencial e pode ajudar a tratar ferimentos leves em caso de acidente. Tenha em mãos gazes, ataduras, tesouras, antissépticos, luvas de látex e remédios contra dor e enjoo.

Não esqueça de abastecer o carro com água e comidinhas como biscoito, frutas e lanches para a hora em que a fome bater.

Passe antes na Dinamicar e siga tranquilo!

Antes de cair na estrada, passe na Dinamicar, centro automotivo no Rio de Janeiro, e faça uma revisão automotiva completa. Conheça uma de nossas lojas e verifique os níveis de óleo do veículo e do fluido de freio, a calibragem e o estado dos pneus, o sistema elétrico e o sistema de ar-condicionado veicular, assim você evita surpresas no caminho e pode ter uma viagem tranquila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *