O sistema de freios do veículo é um item imprescindível para a segurança dos seus ocupantes. Mantê-lo sempre em bom funcionamento é fundamental para evitar colisões em qualquer condição em que a via se encontre. Os freios necessitam de manutenção periódica, pois são exigidos a todo momento e em altas temperaturas, esforço que implica no desgaste natural de discos e pastilhas. O prazo das revisões programadas no manual do proprietário devem ser seguidas a risca, e outros itens como o fluido de freio devem ser mantidos em constante observação.
Verificação do nível de fluído de freio
O nível do fluído de freio deve ser verificado a cada 30 dias, e completado caso esteja abaixo do nível ideal. A falta de fluido no reservatório diminui a eficiência da frenagem, mesmo o carro estando com os discos e pastilhas em bom estado. Existem dois tipos de fluido de freio, o sintético e semi-sintético. O líquido é responsável por transmitir a pressão gerada através do cilindro mestre para as rodas, fazendo com que o carro pare.
Processo de frenagem
Todo esse processo de frenagem é acionado através do pedal de freio. Toda vez que o motorista pisa no pedal, faz com que o fluido entre em ação e preencha toda linha hidráulica. Essa ação gera comandos em todos os componentes do freio, até o carro entrar em inércia. Além de ser um importante componente de segurança, o fluido também tem a função de proteger as peças do sistema da corrosão.
Avaliação periódica do estado do fluido de freio
A avaliação periódica do fluído de freio é importante, pois o lubrificante é exposto a altas temperaturas sob a ação da ebulição. Todo esse processo faz com que o mesmo absorva uma grande quantidade de umidade em sua composição, o que contribui para a aparição de bolhas e diminuição da eficiência da frenagem.
Cuidados com o fluído quando absorve umidade
Quando o fluido absorve umidade do ar, perde as suas propriedades de lubrificação, condutividade e estabilização térmica. O fluído em más condições deixa as peças mais vulneráveis à corrosão. O freio nessas condições funciona incorretamente, sem a pressão ideal no pedal de freio, devido a facilidade do ar para se comprimir.
Etapas para verificação e revisão do fluido de freio
Verificar o nível a cada 30 dias
Substituir a cada 10 mil ou no período de 1 ano
A manutenção preventiva do sistema de freios deve ser feita no mínimo duas vezes por ano
Aos primeiros sinais de falta de freio, pare o carro imediatamente
Loja de pneus no Rio de Janeiro
Quando o fluido de freio atingir o nível mínimo do reservatório , é recomendado que seja feita uma revisão completa de todos os componentes do sistema como espessura das pastilhas e discos e vazamentos nas tubulações por onde é conduzido o fluído.
Já conhece nossa loja de pneus no Recreio dos Bandeirantes? Confira todos nossos endereços no Rio de Janeiro: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/