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    Como funcionam os pneus 5G?

    Não resta dúvidas de que a indústria automotiva, inclusive a indústria de pneus, foi uma das que mais evoluiu tecnologicamente ao longo do século XX, e nestas primeiras duas décadas do século XXI não poderia ser diferente. Diversas tecnologias aumentaram o desempenho, aprimoraram a parte estética, promoveram o conforto dos motoristas e diminuíram sensivelmente os índices de poluição atmosférica. No caso dos pneus, uma das tecnologias que despontam com maior impacto para o futuro são os pneus 5G, que se conectam com a rede de transmissão de dados e aprimoram toda a comunicação interna do seu carro.

    Antes de entrar no mérito dos pneus 5G, cabe apontar alguns outros exemplos de como avançou a tecnologia dos pneus. Podemos citar o alinhamento 3D, pneus mistos, pneus verdes, pneus para chuva intensa, pneus off-road etc. É inevitável que nos próximos anos a indústria estabeleça no mercado diversas outras soluções para aprimorar o desempenho dos veículos e a eficiência dos recursos empregados.

    Quem desenvolveu a tecnologia dos pneus 5G?

    Em novembro de 2019, a fabricante de pneus Pirelli apresentou ao mundo sua mais nova tecnologia desenvolvida: os pneus inteligentes, conectados à rede 5G.

    Em Turim, na Itália, a companhia apresentou o que chamou de “Primeiro Case Mundial de Serviços ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) por Rede 5G”, durante o evento “O Caminho 5G da Comunicação do Veículo para Todas as Coisas”, organizado pela 5GAA – Associação Automotiva. A Pirelli apresentou carro equipado com o pneu Pirelli Cyber Tyre, o que pode ser traduzido como “pneus cibernéticos”, ou em tradução livre, pneus inteligentes.

    Mas será que pneu 5G vale a pena?

    Como funcionam os pneus 5G?

    A tecnologia parte do princípio de que os pneus não o único componente do carro em contato com o mundo externo, ou seja, com a superfície de estradas, avenidas etc. Isso, portanto, lhe confere especial importância no sentimento de aprimorar o entendimento do que está a ocorrer no carro, podendo contribuir bastante para o desenvolvimento da inteligência artificial do carro. Além de gerenciar de forma inteligente diversos indicadores de funcionamento do próprio pneu, como calibragem, temperatura, estados dos sulcos etc., o sistema também fornece informações importantes sobre riscos de aquaplanagem, por exemplo, que ocorre quando os pneus perdem contato com o asfalto ao passar por alguma superfície lisa de algum fluido, como águas empoçadas. Isso acontece devido à impossibilidade de ocorrer a drenagem pelos sulcos dos pneus. Trata-se de uma situação bastante perigosa, pois o motorista vira “passageiro”, uma vez que perde o controle sobre o veículo.

    No caso dos pneus inteligentes, instala-se um sensor na banda de rodagem dos pneus, coletando informações precisas que podem ser compartilhadas não só com demais sistemas do carro, mas, justamente por estar conectado à rede de internet móvel 5G, também com agentes externos, como a via, outros veículos e pedestres, com a tecnologia chamada V2X (Vehicle to Everything, ou Veículo para Tudo, abrangendo todo o ecossistema de transporte rodoviário. Além disso, eventuais avarias ou defeitos podem ser detectados, notificados ao motorista e armazenados em nuvem, possibilitando inclusive o agendamento de reparo.

     

    Benefícios do sensor interno dos pneus 5G

    Internamente ao veículo, esses sensores, em primeiro lugar, apuram com rigor indicadores importantes sobre o estado dos próprios pneus, como quilômetros percorridos, pressão, carga dinâmica, temperatura etc. Tendo em vista que os carros modernos estão amplamente equipados com dispositivos de inteligência artificial, esses dados são enviados para sistemas de controle como o ESP (controle eletrônico de estabilidade) e o piloto automático.

    Externamente, a principal vantagem é a rápida de detecção de riscos, como citamos acima o exemplo da aquaplanagem. Além disso, também pode ser detectada com rapidez e precisão a baixa aderência do veículo em relação à estrada, o que pode fazer os motoristas redobrarem os cuidados na direção, considerando elementos externos de risco como óleo na pista e as próprias poças de água.

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