Freios ABS dão mais segurança ao carro

Dinamicar Pneus

Muitos acidentes ocorridos em ruas ou estradas estão associados às derrapagens e ao travamento das rodas em frenagens de emergência. O Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) evita o travamento das rodas em uma freada brusca. Em um asfalto molhado, o automóvel, com esse sistema de freios, tem sua distância de parada reduzida em até 30% em relação aos carros com freios convencionais.

No carro equipado com freios ABS, é possível pisar no pedal do freio com toda força, que isso não causará transtornos. O sistema eletrônico vai analisar se alguma roda está travando, e vai aliviar a pressão só naquela roda, em décimos de segundo. Assim, o carro vai parar no menor espaço possível. Diferente do carro sem ABS, que você precisa dosar a força no pedal, para não travar as rodas e acabar usando mais espaço para parar.

Muitos pensam que o menor espaço de freada é obtido com os pneus girando no limite da aderência, e não com as rodas travadas. Daí a necessidade de se modular a aplicação dos freios. Isso pode ser conseguido em piso seco e plano, mas se torna difícil numa freada de emergência, sobre piso molhado, escorregadio ou mesmo numa curva. Essa é uma das grandes vantagens da utilização dos freios ABS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *