Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Filtro de óleo: essencial para garantir uma boa vida útil ao motor e seus componentes

Filtro de óleo: essencial para garantir uma boa vida útil ao motor e seus componentes

O filtro de óleo é uma pequena peça no motor do carro, mas apesar do seu pequeno tamanho ela tem uma importância muito grande, podendo ser comparada, em relação ao corpo humano, com os rins que atuam filtrando as toxinas do sangue. A diferença é que no caso do filtro de óleo, a peça também armazena as impurezas que são filtradas no fluido, com isso ela precisa ser trocada periodicamente, assim como o próprio óleo automotivo. 

O filtro de óleo tem grande importância para todo o motor do veículo, pois a partir dele é garantida a saúde do motor, ou seja, seu funcionamento de forma eficiente. Os detritos que são filtrados podem ser provenientes dos desgastes naturais de outras peças ou sujeira externa, e sejam quais forem estes resíduos, a presença deles em circulação no motor pode prejudicar toda a engrenagem, como veremos detalhadamente a seguir. 

Que tanta sujeira é essa presente no motor ? 

Toda máquina absorve e gera também muitos detritos, o motor veicular não é diferente, até porque como o carro está em constante movimento nas mais diversas estradas, a chance de absorver detritos externos é muito grande. Esses detritos podem ser: partículas de asfalto, fuligem, areia, terra, entre outros. Uma vez que essas partículas se infiltram no motor do carro, muitos danos podem ser ocasionados. 

Como já mencionamos, o desgaste de peças como bronzinas, camisas, anéis, pistões, entre outras, também podem ser responsáveis por gerar resíduos, até mesmo ainda mais densos, que podem danificar o motor do veículo. Por isso, é necessário estar atento aos prazos de troca do filtro, assim como os proprietários geralmente ficam atentos para trocar o óleo. 

Já pensou em tomar banho e usar a mesma roupa?  

É certo que, na maioria das vezes, ninguém toma banho e usa a mesma roupa, essa equivalência também podemos fazer quando trocamos o óleo do carro e não nos preocupamos em trocar o filtro de óleo. Por isso é importante saber como funciona a estrutura interna desta peça, já que ela possui, sim, um prazo de validade, mas muitas vezes é silenciosa quando já não está cumprindo a sua função. 

Quais são os tipos de filtros e como eles funcionam? 

Os filtros de óleo podem ser do tipo refil (cartucho) ou blindado (estrutura em aço), ambos fazem a mesma função de filtrar o fluido, contudo o primeiro possui apenas o elemento filtrante e vai aplicado diretamente no copo do filtro, que vai preso na extremidade do bloco. Já o blindado é preso diretamente por sua rosca, fazendo a vedação na lateral do bloco e não possui refil, ou seja, quando é realizada a sua troca, toda a peça é substituída. 

A saturação pode ocorrer nos dois tipos de filtro de óleo, pensando no caso de um filtro blindado, o óleo que passaria pelo seu mecanismo de filtragem poderia sentir uma dificuldade muito grande pela saturação e o motor poderia ficar sem receber a quantidade de fluido necessária, por isso, neste filtro há um sistema de segurança que abre e permite a passagem do óleo, mesmo sem filtração, para que o motor não danifique de forma imediata por falta de lubrificação. 

Quais são os benefícios de realizar a troca periódica do filtro de óleo? 

Seja qual for o modelo de filtro de óleo, a sua troca é muito importante. Recomenda-se que seja trocado o filtro a cada duas trocas de óleo, no entanto é importante que os proprietários dos veículos também se atentem ao período correto de troca do fluido, que deve seguir a indicação do manual do proprietário. 

Um carro que esteja com fluido trocado e filtro de óleo em perfeitas condições, além de garantir a eficiência e ampla vida útil do motor, ele será capaz de: proteger o motor, fornecer segurança, melhorar o desempenho do motor, precisão na condução do veículo, lubrificação eficaz dos componentes e economia de combustível. 

Esteja atento aos prazos para a revisão automotiva

É importante estar atento a todos os sinais no motor de seu carro, mesmo que o proprietário utilize o veículo apenas em ambientes urbanos, e não em estradas. Isso porque o veículo ser utilizado apenas em percursos curtos faz com que o motor não atinja a temperatura ideal para o trabalho do óleo, e isso faz com que haja um esforço maior. O mesmo vale para veículos que ficam parados na garagem, isso não é sinônimo que ele não precise de cuidados na troca do óleo e filtros. 

É preciso ficar atento ao prazo de validade das revisões automotivas, pois somente desta maneira é possível evitar transtornos e manter sempre o veículo em perfeito funcionamento. Para isso é importante estar atento ao manual do usuário, que é onde consta todas as informações de prazos de validade para revisões e manutenções. 

Faça a revisão veicular e a troca do filtro de óleo e fluido do seu carro na Dinamicar 

Se você está buscando um auto center especializado em troca de óleo e filtro, passe na Dinamicar mais próxima de sua casa. Aqui você conta com os melhores profissionais em manutenção preventiva e corretiva para o seu carro. Além disso, somos a maior loja de pneus no Rio de Janeiro. Na Dinamicar você encontra tudo o que o seu veículo precisa. Entre em contato conosco clicando nos botões de contato abaixo.