Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

O que é a amperagem da bateria e como escolher a adequada para cada veículo?

O que é a amperagem da bateria e como escolher a adequada para cada veículo?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que significa o valor de ampéres das baterias veiculares, para isso é preciso entender que o sistema de amperagem é a medida da corrente elétrica que mostra a capacidade de armazenamento de energia da bateria através do seu sistema elétrico. Sendo assim, quanto maior for a capacidade em ampéres de uma bateria, maior será a potência da mesma. 

Pensando em um veículo que muito utilize a bateria do carro, como por exemplo aqueles com sistema start/stop, ou aqueles com muitos dispositivos, esses certamente vão precisar de baterias com ampéres maiores. Ao contrário, ao utilizar uma bateria mais fraca, poderia comprometer o funcionamento do veículo. Hoje vamos descobrir quais são os fatores que mais consomem energia nos veículos e saber como identificar qual é a bateria adequada para cada veículo. 

Quais itens mais consomem energia da bateria no carro ?  

Muitos costumam utilizar rádios, alarmes, farol e diversos outros dispositivos eletrônicos ou elétricos, esses dispositivos realmente consomem muito mais energia, no entanto o consumo de bateria de um carro pode ocorrer até mesmo com o motor desligado. Isso porque, mesmo desligado, alguns sistemas como o alarme ou a central de injeção precisam ficar ativos, em stand-by. 

Outro fator que pode comprometer a bateria veicular é quando alguns sistemas estão desregulados e acabam consumindo mais energia, como por exemplo o rastreador, faróis, o alarme; ou até mesmo quando é esquecida a chave na ignição, luzes internas acesas ou o rádio ligado. 

Como saber qual a amperagem ideal para o meu carro? 

Os valores de amperagem para cada automóvel são variantes, geralmente quanto mais completo for o carro maior será a força que a bateria utiliza para fazer a distribuição da eletricidade para todos os seus componentes. Para esclarecer essa dúvida, o caminho é muito simples: consultar o manual do proprietário, pois lá constam todas as informações sobre o veículo, inclusive o tipo de bateria indicada. 

É importante também estar atento ao uso de peças e componentes não originais, pois estes podem acabar consumindo mais energia e fazendo com que o valor que conste no manual do usuário não supra o gasto de energia atual. A dica é sempre levar o carro em assistências especializadas e sempre optar por peças e aparelhos originais. 

O que acontece se eu utilizar a amperagem incorreta no momento da troca da bateria? 

Caso a amperagem da bateria escolhida seja menor do que a exigida pelo veículo, pode acarretar em prejuízos em todo funcionamento do motor, além do funcionamento dos faróis e componentes eletrônicos. Dar a partida poderá ser muito difícil nesses casos também, ainda mais se a estiver um clima mais frio. 

Para que seja verificada com precisão a amperagem da bateria, além das informações presentes no manual ou até mesmo em seu corpo, também é indicado o uso de aparelhos de medição de amperagem (amperímetro), inclusive para verificar se a bateria está em sua total eficiência ou precisa ser substituída.  

Faça a troca de sua bateria de forma correta

A melhor maneira para realizar a troca da bateria de seu carro é procurando uma assistência especializada, como a Dinamicar. Somos um dos maiores auto centers do Rio de Janeiro e realizamos diversos serviços de manutenção veicular, incluindo revisões preventivas e corretivas. Também contamos com uma grande variedade em baterias automotivas, com as melhores marcas. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.