Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Entenda a diferença entre o câmbio automático e automatizado

O mercado automotivo brasileiro recebeu, nos últimos 10 anos, novos modelos e montadoras que viram potencial no país. Dentre as novidades, a maioria apostou na tecnologia para melhor o desempenho dos carros. O câmbio, que antes era apenas manual, ganhou as versões automático e automatizado. Mas, você sabe a diferença entre eles?
Como funcionam os câmbios automático e automatizado
O câmbio automático utiliza um equipamento chamado conversor de torque, um substituto da embreagem. Ele é o responsável por trocar de marcha, considerando a mudança de velocidade e rotação do motor.

O câmbio automatizado possui funções do câmbio manual e do automático. A estrutura é a mesma de um câmbio manual, entretanto, a troca de marchas não é acionada pelo motorista, mas sim por um sistema eletrônico.
Prós e contras dos câmbios automático e automatizado
Automático:

Como principal vantagem, podemos destacar a comodidade de dirigir sem a necessidade de trocar de marcha a todo instante. Ainda mais se o motorista enfrenta engarrafamentos constantemente. O ponto negativo do modelo é o preço. Ele pode custar R$5 mil a mais que um automatizado, e deixa a revisão mais cara também.

Automatizado:

A vantagem aqui é o preço. Com ele você tem um sistema automatizado economizando dinheiro e, por isso, esse câmbio vem sendo muito procurado nas concessionárias. A desvantagem é o ‘tranco’ que o carro dá na passagem das marchas ocasionada pelo corte de potência.

Entretanto, os modelos mais novos com câmbio automatizado já melhoram bastante seus desempenhos, deixando mais sutil a percepção da troca de marcha.

E lembre-se. Para manter a performance do seu carro, faça revisão regularmente e preste atenção ao tempo de troca de pneus! Conte com a Dinamicar!