Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Economize gasolina com nove dicas da Dinamicar

Quando o assunto é carro, qualquer economia faz uma bela diferença no saldo da conta. Mas antes de falarmos sobre como você pode economizar o combustível, trouxemos alguns fatores que fazem o seu carro gastar mais.

Calibragem de pneus

Quando os pneus estão esvaziados fazem com que o seu carro faça mais esforço para movimentar o veículo. Por isso, o ideal é que a calibragem do pneu ocorra a cada 15 dias. 

Alinhamento e balanceamento

A falta de alinhamento e balanceamento pode afetar o pneu que, consequentemente, gerará um aumento do consumo de combustível.

Falta de revisão preventiva

Um dos itens verificados são os cabos e velas que, quando não passam por manutenção, também afetam o consumo da gasolina. Por isso, a falta de revisão preventiva pode afetar outras partes do veículo, prejudicando-os, muitas vezes, de forma irreversível.

Agora, vamos para a parte mais importante. Afinal, como economizar o combustível? Veja algumas dicas que a Dinamicar separou para te ajudar.

Faça alinhamento do carro

A direção, bem como a suspensão desalinhada, fazem aumentar a resistência à rodagem dos pneus, fazendo com que o carro beba mais combustível. O alinhamento dos conjuntos de suspensão e direção deve ser feito, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros, ou quando se deparar com aquela estrada cheia de crateras.

Economize com o ar-condicionado

Nas estações mais quentes, ninguém resiste ao ar-condicionado, o qual aumenta em até 2% o consumo de combustível. Se for na estrada, deixe as janelas fechadas ao ligar o ar, justamente, para que o consumo não seja excessivo.

Evite carregar muito peso no carro

Há quem acumule todo tipo de objetos dentro do carro. Livre-se dessas tralhas que só fazem o carro pesar mais e, consequentemente, consumir mais combustível.

Não exija demais do motor 

Evite as acelerações de forma brusca. Acelerar de modo cauteloso faz com que o consumo de combustível seja menor e, ainda, evita o desgaste do motor do carro.

Não fique esquentando o motor

Houve um tempo em que antes de partir era preciso acelerar fundo para esquentar o motor, mas os carros de hoje não precisam mais disso, já que contam com injeção eletrônica.

Realize a manutenção periodicamente

Como já mencionado, a falta de manutenção do seu veículo pode afetar diretamente o consumo de combustível. Isso porque, a manutenção automotiva tem, como objetivo, verificar as partes fundamentais do carro, avaliando o estado das peças e do veículo para evitar que haja falhas ou algum problema durante a vida útil do veículo. 

Visite sempre uma loja especializada em carros

Um filtro de ar entupido pode aumentar em até 10% o consumo de combustível, ou seja, a manutenção em dia faz economizar bastante. A Dinamicar pode te ajudar a realizar esse CHECK-UP automotivo !

Mantenha o pneu calibrado

Deixar o pneu do carro com uma calibragem de 30% abaixo do recomendado pelo fabricante, já aumenta em até 2,5% o consumo de combustível. Além disso, faz com que os pneus se desgastem de forma irregular. 

Leia mais sobre: como preservar os pneus.

Economize ao trocar de marcha

A troca de marcha também pode trazer economia de combustível. Tente manter a rotação sempre numa faixa mediana ou baixa. As marchas de força, deixe para as subidas mais íngremes ou para freio-motor, evitando, assim, as banguelas. Isso vai fazer você economizar o motor e reduzir o desgaste dos freios.

Agora que você já sabe como economizar mais o combustível, aproveite e passe na loja Dinamicar Pneus para fazer a revisão completa do seu veículo.