Freios são sempre motivo da atenção dos motoristas mais preocupados com a sua segurança e dos demais usuários dos seus carros. Mas nem sempre essa manutenção tem como fundamento uma busca completa pela integridade das peças. Normalmente os motoristas procuram verificar as condições das pastilhas de freio e nível do fluido. Isso está errado? Evidentemente não, mas também não é uma manutenção completa. Os discos de freio também sofrem desgaste e precisam ser avaliados constantemente.
O que avaliar nos discos de freio?
Espessura do disco – há um limitador que deve ser observado
A superfície de contato com as pastilhas não deve conter imperfeições estruturais ou ondulações
Possíveis trincas
Disco com estrutura empenada
Discos com irregularidade na superfície de contato, o que mostra deficiência no contato da pastilha com o disco
Discos com corrosão
Existe um limite para troca do disco de freio?
A resposta é bem objetiva. Não há quilometragem padrão para que os discos sejam trocados. É preciso que a observação seja constante, para não deixá-los atingir os limites operacionais já expostos. A forma como o motorista usa o carro é bastante importante para a condição dos freios ao longo do tempo. Isso acontece porque alguns motoristas recorrem mais ou menos aos freios, de acordo com seu estilo mais agressivo. Tal circunstância também agrava o problema com superaquecimento dos freios que acelera a deterioração da peça, provocando deformações estruturais.
Troca de disco de freio é na Dinamicar Pneus
Realizar a troca do disco de freio automotivo na Dinamicar é ter a certeza de contar com produtos de qualidade, originais e vão atender às expectativas dos motoristas mais exigentes com a manutenção do seu carro. São oito lojas pela cidade, sendo a mais nova localizada à Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1100, em Duque de Caxias. Procure a loja mais perto de você e realize agora mesmo a avaliação quanto à necessidade real de troca do disco.